Candidatura de Carmen Flores ao Senado causa embaraços ao PP e pode implodir aliança

PP já havia informado que pretendia lançar apenas uma candidatura ao Senado, a de Ana Amélia Lemos, que busca a reeleição

O diretório estadual do Partido Social Liberal (PSL) realizou, na noite desta segunda-feira, em Porto Alegre, a convenção da sigla que define as candidaturas para as eleições de outubro. Além de confirmar o apoio a Luís Carlos Heinze (PP), o partido lançou a empresária Carmen Flores para disputar uma das vagas ao Senado. Neste ano, os eleitores votam em dois candidatos para o cargo.

Com a indicação de Carmen Flores, a aliança formada por PP, PSL, DEM e PROS vem passando por alguns embaraços. Isso porque o Partido Progressista já havia informado que pretendia lançar apenas uma candidatura ao Senado, a de Ana Amélia Lemos, que busca a reeleição.

Carmen Flores, que também é presidente do PSL-RS, disse esperar que a senadora aceite dividir a chapa com ela. “Em entrevista aí na Guaíba, a Ana Amélia falou que quanto mais pessoas juntas, melhor. A gente já trabalhou junto na outra campanha e espera que ela venha com a gente. Até porque, com certeza absoluta, ela deve se reeleger, mas os votos do PSL para ela e para o Luis Carlos Heinze vão somar muito e nós não temos dúvida que Bolsonaro será o candidato mais votado do Rio Grande do Sul”, alegou a empresária.

Questionada sobre possibilidade de romper a aliança com os progressistas caso a sigla não aceite a indicação de duas candidaturas ao Senado, Carmen Flores disse que continua apoiando o candidato do PP ao governo, mas espera não ter problemas com a aliança. “Da minha parte, eu digo que o nosso Exército Bolsonariano está apoiando Luís Carlos Heinze, independente de qualquer decisão que venha a ser tomada. Mas espero, de coração, que a gente não tenha que tomar a decisão de se afastar da Ana Amélia. Não gostaríamos mesmo. Mas o Heinze é o candidato mais próximo ao Bolsonaro. Eles são amigos e já fechamos essa aliança com o Dem e o PROS. E nós gostaríamos muito de ter a Ana Amélia com a gente”, explicou Carmen Flores.

Segundo o presidente estadual do PP, Celso Bernardi, o partido vai levar para a convenção do próximo sábado apenas a indicação de Ana Amélia ao Senado. “Nunca colocamos à disposição de qualquer partido a segunda vaga ao Senado. Porque o PP sempre entendeu que a vaga, apesar de serem duas vagas na disputa, seria da nossa candidata, que é a senadora Ana Amélia e que nós iríamos preencher apenas uma vaga. Isso é tão verdadeiro que se nós tivéssemos essa vaga disponível, nós teríamos conversado com outros partidos, também, e iríamos oferecer isso. Então, nós nunca discutimos o preenchimento da vaga por um outro partido. Temos apenas uma candidata ao Senado”, disse Bernardi.

Na convenção estadual do PROS, realizada no dia 21 de julho, a sigla, além de também apoiar Heinze, lançou Paulo Bogado para o Senado. O Partido Progressista se reúne no dia 4 de agosto para ratificar as candidaturas de Heinze e Ana Amélia.