Trabalhadores da TAP-ME fazem jejum em protesto contra punições

Grupo diz que ficará no local até que a punição dada pela companhia seja revertida

Aeroviários protestam contra punição. Foto: Divulgação

Um grupo de 10 aeroviários começou, por volta das 7 horas desta segunda-feira, um jejum para protestar contra as suspensões recebidas ao reclamarem das demissões promovidas pela empresa TAP Manutenção e Engenharia (TAP-ME). Os trabalhadores fazem o ato na entrada do saguão de embarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com a punição, os funcionários ficam sem receber salários e benefícios referente ao período.

Na semana passada, os aeroviários ingressaram na Justiça contra a suspensão dada pela empresa. Eles dizem que ficarão no local até que a decisão da companhia seja revertida pelo poder judiciário. A TAP-ME é especializada em manutenção de aeronaves e atua em separado da companhia aérea de mesmo nome.

Protesto por demissões é a causa da punição

De setembro até o fim do ano passado, pelo menos 300 pessoas foram desligadas da TAP-ME. A empresa incorporou as funções do antigo setor de manutenção e engenharia da Varig, inclusive agregando funcionários. Também de acordo com os trabalhadores, nos últimos meses, o número de demissões voltou a aumentar, gerando a manifestação que culminou na suspensão dos empregados, que nesse período não recebem salário.

Acionada, a assessoria de imprensa da TAP-ME informou, em nota, “ter realizado a suspensão de funcionários após a divulgação de notícias inverídicas sobre a companhia”. A empresa esclarece, ainda, que garante o direito à manifestação, mas repudia a propagação de informações falsas que coloquem em risco a imagem dela e dos clientes.