Sobe para 18% total de parquímetros fora de operação na Capital

No fim de junho, índice era de 10%

Aviso em equipamento na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, adverte usuários sobre a manutenção | Foto: Guilherme Almeida/CP

Subiu de 10%, em fim de junho, para 18%, agora, o índice de parquímetros da Área Azul fora de operação em Porto Alegre. A cidade conta com 185 equipamentos -152 em funcionamento e 33 em manutenção. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as máquinas inoperantes viraram alvo constante de vandalismo. Todas as manutenções, como troca de peças, passaram a ser feitas pelos técnicos da empresa. Em alguns casos, o aparelho é quebrado ou a entrada de moedas é obstruída com chicletes. Uma empresa de segurança continua responsável pelo recolhimento do dinheiro.

Os motoristas que dependem do estacionamento rotativo devem ficar atentos porque o defeito em equipamentos, no Centro e nos bairros Moinhos de Vento e Bom Fim, não torna a vaga gratuita. Na manhã desta sexta, o equipamento localizado na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, quase em frente à igreja Santa Terezinha, ganhou um alerta: “Em manutenção, dirija-se ao equipamento mais próximo”.

Nesse caso, os condutores precisaram utilizar duas máquinas na própria avenida José Bonifácio, na altura do número 581, e a outra na rua Santa Terezinha. A EPTC garante, ainda assim, que não multa os motoristas quando o equipamento deixa de funcionar em razão de vandalismo.

O contrato com a empresa responsável por explorar o serviço da área azul se encerrou em abril do ano passado. Em novembro, quando havia uma expectativa de definição, uma disputa entre as primeiras colocadas na licitação acabou impedindo o andamento do processo. A Serttel Ltda, a Explora Participações em Tecnologia e a Sistema de Informação S.A. entraram com recurso pedindo reavaliação do resultado, que teve a Zona Azul Brasil Serviços Administrativos Eireli ME em primeiro lugar.

Porto Alegre conta com 185 parquímetros nos bairros Centro, Azenha, Bom Fim, Floresta, Menino Deus, Moinhos de Vento, Petrópolis e Tristeza. A tarifa mínima, por 30 minutos de uso, custa R$ 1. O valor da tarifa máxima, de duas horas, sai por R$ 4.