Parte dos postos de Porto Alegre registra falta de vacina contra a meningite C

Orientação é para que os usuários busquem outros postos, que ainda contem com as doses

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre alertou hoje que o repasse por parte do Ministério da Saúde de doses de vacina meningocócica C segue abaixo do ideal. O Município garantiu que não há desabastecimento total na cidade, mas confirmou que a procura aumentou nos últimos meses e que algumas unidades já registraram ausência do soro. A orientação é para que os usuários busquem outros postos, que ainda contem com as doses.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a distribuição do soro que imuniza contra a meningite tipo C está em 36% do normal. A demanda reduzida decorre de atrasos nas entregas por parte do laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias – Funed. Através de nota, o governo federal garantiu, entretanto, que está sendo mantido um “estoque estratégico” para evitar a falta em casos emergenciais.

Normalmente, o núcleo de imunizações solicita até 5 mil doses da vacina. Em junho, no entanto, só 1.040 doses foram recebidas, sendo que foram aplicadas 4.197 unidades da vacina, contando com as doses que restaram de outros meses. Em julho, para a rotina, o envio foi de 3.860, e 3.683 já haviam sido aplicadas até o dia 25.

De acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde, a vacina deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses (1 ano). Entre 11 e 14 anos também deve ser tomada uma nova dose. A vacina meningocócica conjugada C foi incluída no calendário público de vacinação do Brasil em 2010.

Saiba onde encontrar a vacina

Na noite de hoje, a Prefeitura detalhou que, das 128 unidades de saúde com salas de vacina abertas, em 67 há vacina disponível. Veja a lista: 

Modelo, Santa Cecília, Santa Marta, Chácara da Fumaça, Divina Providência, Morro Santana, Safira Nova, Tijuca, Timbaúva, Vila Pinto, Vila Safira, Vila Sesc, Beco dos Coqueiros, Domênico Feoli, Nossa Senhora Aparecida, Nova Gleba, Parque dos Maias, Passo das Pedras 1, Rubem Berta, Santa Fé, Santa Maria, Santíssima Trindade, Santo Agostinho, São Borja, São Cristóvão, IAPI, Ilha do Pavão, Belém Novo, Pitinga, Quinta Unidade, Campo da Tuca, Ceres, Ernesto Araújo, Herdeiros, Morro da Cruz, Panorama, São Pedro, Viçosa, Vila Vargas, Cruzeiro do Sul, Estrada dos Alpes, Graciliano Ramos, Jardim Cascata, Nossa Senhora de Belém, Orfanotrófio, Osmar Freitas, Primeiro de Maio, Rincão, Santa Tereza, Tronco, Vila Cruzeiro, Vila dos Comerciários, Vila Gaúcha, Alto Erechim, Calábria, Campo Novo, Campos do Cristal, Cidade de Deus, Cohab Cavalhada, Guarujá, Ipanema, Jardim das Palmeiras, Monte Cristo, Moradas da Hípica, Nonoai, São Vicente Mártir e Vila Nova Ipanema.