Encontrados mortos mais de 100 pinguins em Florianópolis

Espécie vive em colônias reprodutivas na região da Patagônia, na Argentina

Informações foram divulgadas por associação que resgata animais silvestres. Foto: Facebook / R3 Animal / Divulgação / CP Memória

Mais de 100 pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos ao norte de Florianópolis, em Santa Catarina, ainda na segunda-feira. As informações foram divulgadas pela Associação R3 Animal, que resgata animais silvestres para que sejam reintroduzidos no habitat natural.

Junto da equipe do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), a associação de proteção encontrou 18 animais mortos na praia da Cachoeira do Bom Jesus. Já na praia dos Ingleses, foram localizados mais 10. Segundo a Associação R3 Animal, esses 28 pinguins-de-magalhães recolhidos em terra eram todos jovens.

Outro instituto — o Australis/Projeto Baleia Franca, que monitora praias curtas por meio de embarcações — recolheu mais 80 animais mortos boiando na mesma região da praia dos Ingleses. Foram pelo menos quatro horas até todos os animais serem retirados do mar. Só um pinguim pode ser resgatado com vida.

A espécie vive em colônias reprodutivas na região da Patagônia, na Argentina, migrando para as costas sul e sudeste do Brasil, durante o inverno no hemisfério sul, em busca de alimento.