Com novas opções, Inter quer vitória sobre o América-MG para chegar a vice-liderança

Odair Hellmann pode igualar a maior série invicta do Colorado na história do Brasileiro de pontos corridos

Pottker marcou dois gols nos últimos dois jogos do Inter após a parada para a Copa do Mundo. Foto: Fabiano do Amaral/CP

O Inter enfrenta o América-MG nesta quinta-feira, às 20h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, sonhando em chegar a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Para isso, além de vencer os mineiros por dois gols de diferença, terá que torcer por uma vitória do Grêmio, sétimo com 23 pontos, sobre o São Paulo, vice-líder, com 29.

Para o jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão, Hellmann terá a ausência de Rodrigo Dourado, mas terá uma série de jogadores que dá a possibilidade do treinador formar uma equipe inédita na série de 10 jogos de invencibilidade. Se vencer ou empatar, Odair Hellmann iguala a maior série invicta do Inter na história dos pontos corridos. Em 2005, Muricy Ramalho levou o Inter a 11 jogos sem perder.

Além de D’Alessandro e Leandro Damião, que entraram no segundo tempo da partida contra o Ceará e foram decisivos na construção na vitória por 1 a 0, Odair também ganhou Lucca, que cumpriu suspensão, para montar o setor ofensivo. O recém-chegado Jonatan Álvez, contratado há duas semanas, também ganhou condição legal de jogo e é outro que viajou com a delegação para Minas Gerais.

Ou seja, do meio para a frente, as alternativas do técnico são variadas. Inevitavelmente, alguns titulares – ou ex-titulares – esperarão no banco. No meio-campo, as alternativas para a vaga de Dourado são Gabriel Dias e Charles. Por ser exatamente da função do titular, o segundo leva vantagem.

América com mudanças

O América Mineiro anunciou nesta semana o técnico Adilson Batista, oficializou a saída do meia Serginho e ainda contratou o atacante Robinho e o zagueiro Paulão. Tudo isso em apenas três dias. Para completar todas as mudanças, para o jogo com o Inter nesta quinta-feira, o lateral-direito Norberto foi diagnosticado com um estiramento no joelho direito e passou a ser desfalque.

“Chego disposto a trabalhar e mostrar meu potencial. Acredito daquilo que sei sobre o clube, no que vem sendo feito e no que os jogadores têm. É uma nova oportunidade e agradeço pelo convite, que já tinha recebido outras vezes e não foi possível. Quero encarar esse desafio com todo o entusiasmo e vontade, para ajudar. Espero que possamos conseguir nosso objetivo traçado”, disse Adilson.

Sem problemas com documentação, o novo treinador está apto a estrear no banco do Independência, a partir das 20 horas. Mas saída de Ricardo Dubruscky, que comandou o time apenas dois jogos, foi considerada estranha por alguns conselheiros. Afinal ele era coordenador de futebol e assumiu a vaga deixada por Enderson Moreira quando este foi para Bahia antes da paralisação por causa da Copa do Mundo.

Perdeu o clássico para o Cruzeiro, por 3 a 1, e para o Paraná, por 1 a 0, no último domingo. No primeiro treino com o elenco, Adilson já deu sinais de que vai mexer com o time titular. Sem Serginho, negociado com o futebol japonês, deve apostar na entrada de Ruy no meio-campo, com Juninho, Wesley e Leandro Donizete.

Na lateral esquerda, Carlinhos tomou a posição de Giovanni, que volta para o meio-campo. Na frente, Rafael Moura joga mais avançado, como único atacante de ofício. Com as últimas duas derrotas, o América-MG entrou na zona de rebaixamento da competição, com apenas 14 pontos. Contando os jogos antes da parada para a Copa do Mundo, o clube soma cinco partidas sem vencer, com quatro derrotas e um empate.

Brasileirão – 15ª rodada

América-MG

João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho, Wesley, Ruy e Giovanni; Rafael Moura. Técnico: Adilson Batista.

Inter

Danilo Fernandes; Zeca, Danilo Silva, Victor Cuesta e Iago; Gabriel Dias, Edenílson e Patrick; Lucca, William Pottker e Nico López. Técnico: Odair Hellmann.

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Horário: 20h

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Danilo Simon Manis (ambos de São Paulo)