Mau tempo vai adiar reabertura total do Beneficência Portuguesa

Parte das estruturas não serão concluídas a tempo

Hospital Beneficência Portuguesa. Foto: Lucas Rivas./Rádio Guaíba

O mau tempo deve, efetivamente, atrasar a reabertura total do Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. O terceiro andar da instituição segue com obras em andamento, inviabilizando a reinauguração das unidades dessa ala em 1º de agosto, como se previa. Nesse local, vão funcionar centros de internação e de materiais esterilizados, bloco cirúrgico, salas de recuperação e UTI.

A Associação Beneficência São Miguel (ABSM), de Gramado, que é a nova gestora da centenária instituição hospitalar porto-alegrense, confirmou o adiamento. O pronto-socorro e os 22 leitos de internação do 4º piso, entretanto, devem ser inaugurados dentro do prazo. Segundo o diretor executivo da ABSM, Ricardo Pigatto, “dependemos apenas do aval da Vigilância Sanitária, que deve vistoriar o espaço na próxima segunda-feira”.

No total, serão 67 leitos privados a serem disponibilizados no hospital após a reabertura. A previsão para que todos esses serviços sejam retomados, mesmo com o atraso, fica ainda para agosto. Já a retomada dos atendimentos pelo SUS depende de acordos com a Prefeitura, que guarda dívidas com a instituição ainda referentes à gestão passada. “Temos um plano para apresentar à Prefeitura, para pagar o que o Beneficência deve, e acreditamos que depois disso retomaremos também os contratos para os leitos SUS”, disse Pigatto.

O grupo da Serra gaúcha passou a arrendar todo o espaço físico do Beneficência e a assumir todo o passivo. A instituição vinha acumulando cerca de R$ 100 milhões em dívidas e, sem conseguir pagar os funcionários, só não vinha sendo considerada fechada porque mantinha apenas dois pacientes internados. Depois de um prazo inicial de cinco anos, se a nova administradora mostrar êxito na gestão, passa a se responsabilizar também pelos ativos do hospital.