EPTC reforça orientações na Orla do Guaíba após revitalização

Uso do transporte coletivo e locais de embarque e desembarque são algumas das mudanças propostas pela EPTC

Foto: Ananda Muller

Devido ao intenso movimento, principalmente no fim de semana, na Orla Moacyr Scliar, a EPTC renova as orientações aos motoristas e pedestres sobre a circulação naquela área.

Área para Embarque e Desembarque
– Para organizar a circulação na região foi criada uma área para embarque e desembarque de veículos particulares, táxis e transporte por aplicativos. Fica na Av. Loureiro da Silva, na altura do número 255 (próximo à Câmara de Vereadores).

Ônibus
– Quem desejar estacionar na área central e optar fazer o deslocamento por ônibus até o parque urbano, pode utilizar as linhas com saída dos terminais Uruguai e Cassiano do Nascimento (imediações da prefeitura e Mercado Público).

Caminhada
– Outra opção é fazer o deslocamento por ônibus até o Terminal Cassiano do Nascimento ou Terminal da Uruguai e seguir até a orla a pé. Do Mercado Público até o Gasômetro, são 15 minutos de caminhada.

BikePOA
– Quem desejar fazer deslocamento por bicicleta até a área do parque urbano pode utilizar estações do BikePOA. Exemplos de estações: Mercado Público (aproximadamente oito minutos de bicicleta até o Gasômetro); rua dos Andradas, da Praça Itália, próximo do Shopping Praia de Belas; da Praça Brigadeiro Sampaio, entre a av. João Goulart e a rua dos Andradas. Há estações, também, nas imediações do BarraShoppingSul, av. Diário de Notícias, e junto ao Museu Iberê Camargo, av. Padre Cacique, para quem desejar o deslocamento da zona Sul até o parque urbano.

Alternativas de transporte para Orla Moacyr Scliar. Foto: Divulgação/PMPA

Trânsito
– além da possibilidade de utilização dos estacionamentos privados naquela região, os condutores devem ficar atentos à sinalização viária. É proibido estacionar sobre calçadas, portas de garagens, canteiro central e também sobre a ciclovia, além dos espaços destinados às paradas de ônibus.

– as vias que apresentam mais espaços para estacionamento naquela região, além das ruas internas da área central, sempre de acordo com as placas indicativas de sinalização, são as seguintes: Mauá e Augusto de Carvalho, além da João Goulart, Aureliano de Figueiredo Pinto e Loureiro da Silva.

– é proibido o estacionamento de veículos na av. Beira-Rio, sentido Centro-bairro, em toda a extensão, e também no bairro-Centro, entre a Rotatória das Cuias e a Rótula do Gasômetro, espaços destinados ao lazer durante os finais de semana e feriados.

– agentes de fiscalização de trânsito monitoram a circulação com efetivo reforçado, orientando motoristas e pedestres. As placas indicativas da sinalização viária estão atualizadas. As dúvidas devem ser encaminhadas aos fiscais de trânsito da área ou mesmo à Brigada Militar, para atender questões de segurança.

Rotas Alternativas
– além do deslocamento para a orla via av. Mauá, principalmente para quem chega à área central pela av. Castelo Branco, há possibilidade de utilizar a seguinte rota alternativa até às imediações da Orla Moacyr Scliar: Túnel da Conceição, Sarmento Leite e Loureiro da Silva. Quem quiser fazer deslocamento para a zona Sul, sem a necessidade de passar pela área do parque urbano, pode seguir pelo Túnel da Conceição, Viaduto dos Açorianos e Borges de Medeiros.