Reinauguração do Hospital Beneficência Portuguesa deve atrasar

Abertura prevista para 1º de agosto ainda não é confirmada

Foto: Alina Souza/CP

As chuvas dos últimos dias podem ter modificado a programação de reinauguração do Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. A abertura dos primeiros leitos, inicialmente prevista para o dia 1º de agosto, ainda não é confirmada pela Associação Beneficência São Miguel (ABSM), de Gramado, que é a nova gestora da instituição hospitalar, que funciona há mais de um século no Centro de Porto Alegre. Na próxima terça, devem ser divulgadas novas informações sobre a data.

O diretor executivo da ABSM, Ricardo Pigatto, afirmou que todo o trabalho vem sendo feito para que os primeiros leitos sejam inaugurados na data inicialmente divulgada. Explicou, no entanto, que a instabilidade dos últimos dias acabou por atrasar o início das obras no local.

À tarde, uma equipe da vigilância sanitária fazia inspeção no local para apontamentos e correções para a abertura em 1º de agosto. No dia de assinatura de contrato da Associação Portuguesa de Beneficência com a ABSM, no dia 9 de julho, a previsão era de abertura de 50 leitos privados, em uma primeira etapa. Agora, a expectativa é de que 22 leitos sejam abertos no quarto andar do hospital.

Conforme Pigatto, esses números também serão confirmados na terça-feira. Com a assinatura, o grupo da Serra Gaúcha passou a arrendar todo o espaço físico do Beneficência e a assumir todo o passivo trabalhista. A instituição vinha acumulando cerca de R$ 100 milhões em dívidas e, sem conseguir pagar os funcionários, só não vinha sendo considerada fechada porque mantinha apenas dois pacientes. Depois de um prazo inicial de cinco anos, se a nova administradora mostrar êxito na gestão, passa a se responsabilizar também pelos ativos do hospital.