HCPA recebe recursos que garantem conclusão das obras de ampliação ainda em 2018

Ministros da Educação, Rossieli Soares, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, visitaram os anexos do HCPA, que estão em fase final de construção

Ministros visitam obras de ampliação do HCPA | Foto: Carlos Machado / Rádio Guaíba

As obras de ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) receberam o aporte de R$ 59,2 milhões do governo federal para a conclusão dos serviços. A previsão é que os anexos ao HCPA sejam entregues ainda neste ano. A assinatura do repasse aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando os ministros da Educação, Rossieli Soares, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, visitaram os prédios que estão em fase final de construção.

Com a ampliação, a área de emergência do hospital passará de 1,7 mil m² para mais de 5 mil m² e áreas importantes terão a capacidade aumentada, como o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), que passará de 54 para 110 leitos.

Segundo o ministro da Educação, com este último repasse, o governo garantiu os 100% dos recursos para as obras de ampliação do hospital dentro do prazo. “Nós vamos criar um Grupo de Trabalho para ver quais serão os próximos passos. O Ministério da Educação está trabalhando para ainda este ano fazer um repasse para as primeiras compras de equipamento e a discussão de como faremos para, até 2019, 100% do hospital estar funcionando, tanto do ponto de vista de equipamentos, mas também da área de pessoal”, disse Soares.

Para a diretora do HCPA, médica Nadine Clausell, quando as obras forem concluídas haverá um remanejamento e os anexos vão funcionar com os equipamentos disponíveis atualmente. “Vai haver uma mudança gradual trazendo equipamentos já em operação. No primeiro semestre de 2018 vai haver alguma movimentação já, pelo menos, na Emergência. Com relação à operação total, de todos os equipamentos que precisam ser adquiridos, a ideia é que se faça através desse GT para trabalhar junto à bancada gaúcha [no Congresso Nacional] para que a gente possa ter o apoio [através de emendas parlamentares] para fazer a aquisição de novos equipamentos”, explicou a diretora.

A construção dos anexos I e II vai representar um aumento de 70% na área física do HCPA, que permitirá o aumento ou remodelagem de diversas áreas e a reorganização do fluxo de pacientes.