Pelotas tenta firmar contrato emergencial e prefeituras da zona Sul suspendem exames de colo do útero

Denúncia de fraude suspende trabalho da prestadora atual

Prefeitos e secretários de Saúde ligados à Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) se reuniram, nesta quinta-feira, para tratar da denúncia envolvendo a suspeita de que análises de exames de câncer de colo de útero na rede pública de Pelotas foram feitas apenas por amostragem. Nove cidades – Arroio Grande, Turuçu, Chuí, Morro Redondo, Cerrito, Herval, Amaral Ferrador, Piratini e São José do Norte – suspenderam o envio de material para o laboratório conveniado. Segundo a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o encontro definiu que o Estado vai ser solicitado para que exerça papel de fiscalizador externo dos laboratórios, o que segundo ela não vem sendo feito. Paula também pediu aos municípios que informem o número de exames encaminhados mensalmente a Pelotas.

O prefeito de São Lourenço do Sul e presidente da Azonasul, Rudinei Harter, confirmou que o envio de exames fica momentaneamente suspenso até ser contratado emergencialmente outro laboratório. “Entendemos que a situação é grave, mas temos que tomar cuidado, pois existiu denúncia, mas falta comprovação de que isso realmente está ocorrendo. Queremos investigação criteriosa”, disse.

Pelo contrato, são realizados até 1,5 mil exames por mês, sendo 630 de cidades da região. “Nosso objetivo é que as mulheres possam ter tranquilidade para saber o que houve, se ocorreu efetivamente uma fraude, se houve erros ou se não houve nada, já que nenhuma prova até agora foi apresentada”, destacou a prefeita Paula.

Em julho do ano passado, médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus enviaram memorando à Secretaria Municipal de Saúde informando que não foram identificados resultados alterados para exames citopatológicos entre janeiro de 2014 e junho de 2017. Na época, a Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização do laboratório. Nesta semana, a prefeitura abriu sindicância para apurar a suspeita. A administração solicitou relatório ao laboratório e pediu q revisão do documento por um profissional externo, o que ainda não ocorreu. O Ministério Público e a Polícia Federal também passaram a investigar o caso.

À tarde, em coletiva de imprensa, Paula chegou a anunciar a contratação emergencial e temporária de um novo laboratório para análises da cidade e região. Uma empresa se apresentou e, com isso, a previsão era assinar o contrato até a próxima semana. Porém, no início da noite, a prefeitura informou que o único laboratório que se candidatou não pode ser contratado. A proposta apresentada na tarde de hoje, durante a abertura de envelopes na Secretaria de Saúde, acabou invalidada por um problema burocrático. Segundo a administração municipal, em decorrência disso, a coleta de material por meio de Papanicolau está suspensa, por uma semana.