Índice de confiança sobe na indústria gaúcha, mas segue próximo do pessimismo

Pesquisa divulgada pela Fiergs varia de zero a 100, revelando otimismo a partir de 50

Depois de registrar, em junho, o menor valor em dois anos, o índice de confiança do empresário industrial gaúcho teve alta leve, em julho, chegando a 50,7. De acordo com o levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), divulgado hoje, o resultado mostra um início de segundo semestre de confiança ainda muito baixa no setor. A pesquisa varia de zero a 100, revelando otimismo a partir de 50.

Passado o efeito da crise provocada pela greve dos caminhoneiros, a maior contribuição para a alta do ICEI-RS veio do Índice de Condições Atuais, que cresceu 2,3 pontos em relação a junho. Com 45,1 pontos, o indicador ainda expressa piora, já que ficou abaixo do mínimo de 50.

A falta de confiança em relação à economia brasileira persiste, embora em escala menor, com o índice subindo de 35,1 para 39,6. Já o Índice de Condições Atuais das Empresas cresceu de 46,8 para 48 no período. Para os próximos seis meses a confiança ainda predomina, apesar da retração no índice de expectativas, de 54,1 para 53,4 no período.

A coleta de dados ocorreu entre 2 e 13 de julho, com 238 empresas, sendo 88 grandes, 89 médias e 61 de pequeno porte.