Ufrgs é uma das 10 melhores universidades da América Latina

Entre as instituições brasileiras, universidade é a sexta colocada no ranking da Times Higher Education (THE)

ufrgs aula
Foto: Ramon Moser / Ufrgs

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ficou em 10º lugar entre as instituições de ensino superior da América Latina. Entre as brasileiras, a Ufrgs fica em sexto lugar. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pelo segundo ano consecutivo, é a melhor da América Latina no ranking de reputação acadêmica da revista Times Higher Education (THE). A Universidade de São Paulo (USP) aparece em segundo lugar.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a publicação da tradicional revista britânica ressalta o domínio das instituições brasileiras na região. Das 129 universidades que entraram para o ranking, 43 são do País – sendo que seis entraram para o top 10. No entanto, o relatório adverte que “apesar do domínio regional contínuo”, a situação econômica brasileira coloca o sistema de ensino superior em ‘posição precária'”. De acordo com a revista, a pressão financeira sobre as universidades do Brasil vem prejudicando o desempenho e a atratividade delas no cenário global e colocando o potencial acadêmico em risco.

Perderam relevância

Dentre as instituições que perderam relevância no ranking estão as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do ABC (UFABC), de Pernambuco (UFPE), do Ceará (UFC), de Goiás (UFG) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em nota republicada pelo Estadão, o Ministério da Educação (MEC) informou que não comenta estudos que não sejam oficiais do governo por desconhecer a metodologia aplicada. No entanto, salienta que não houve “cortes” neste ano e que, mesmo com as limitações orçamentárias enfrentadas pelo País, não faltaram recursos para as universidades.

Cenário

A análise geral dos países mostra que o Brasil ganha destaque no ambiente para pesquisa. A Argentina está no topo do ambiente de ensino e o Equador registra o melhor desempenho de influência de pesquisa em nível internacional. A revista usa 13 métricas de performance das atividades das instituições, divididas em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Brasil entre as 10 melhores

Além da Unicamp, em primeiro, e da USP, em segundo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ocupa a quarta posição; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a sétima; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a nona, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a décima.

Apenas uma das dez primeiras é particular, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Instituições do Chile, México e Colômbia também aparecem no top 10.