Protesto de servidores da saúde tem caminhada e bloqueia trânsito em Porto Alegre

Grupo chegou a ocupar túnel da Conceição, no Centro da cidade

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Servidores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família realizaram na manhã desta quarta-feira um protesto e uma caminhada em função da falta de reajuste da categoria. A manifestação, que começou sem bloqueios, interrompeu totalmente o tráfego de veículos no túnel da Conceição, no Centro de Porto Alegre, no sentido bairro-Centro.

A concentração começou em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, os servidores iniciaram caminhada na avenida Loureiro da Silva em direção ao Paço Municipal. Sem a presença da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), quatro motos da polícia do Exército foram usadas para orientar o trânsito na região.

Minutos depois, os servidores se deslocaram até o túnel da Conceição. Munidos de faixas e bandeiras, os municipários gritavam a frase “fora Marchezan”, demonstrando insatisfação com administração municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota, no início da tarde, informando que a paralisação impactou o atendimento em 49,32% dos serviços de saúde da rede municipal. De acordo com levantamento realizado durante a manhã pelo Imesf, 75 serviços mantêm o atendimento à população e 73 estão fechados.

A nota lembra ainda de liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRF4) determinando que 30% dos servidores do Imesf mantenham o atendimento à população.

 

* Com informações do repórter Guilherme Kepler