MetSul: umidade dispara com variação climática no RS

Temperatura se aproximou dos 30ºC nesta quarta-feira em Porto Alegre

Foto: Alina Souza/CP

A grande variação climática que atinge todo o Rio Grande do Sul chama atenção dos gaúchos. A semana começou com chuva e instabilidade em Porto Alegre e em diversas outras regiões. Após um fim de semana com temperaturas altas e tempo seco, a chuva chegou com força e a umidade do ar superou os 100%.

Conforme a meteorologista da Metsul Meteorologia, Estael Sias, a presença da umidade se justifica pela variação climática. “Entrou o ar quente que, ao encontrar as paredes frias das casas e pisos, faz com que a umidade se condense e vire líquido e por isso as ‘paredes choram’ quando tem aquecimento depois da chuva”, explicou.

Nos dois primeiros dias da semana, a chuva acumulada em Porto Alegre variou entre 60 mm e 70 mm em quase toda a cidade, sendo que a média histórica de chuva de julho inteiro é de 121,7 mm, conforme o Sistema Metroclima. Ou seja, choveu mais da metade da média do mês só entre segunda e terça-feira.

A manhã desta quarta começou com presença significativa de nevoeiro, que deu espaço ao tempo firme e ensolarado na Capital e na região Metropolitana. Os termômetros chegaram a se aproximar dos 30°C. A melhora do tempo, conforme o Sistema Metroclima, decorre da entrada de correntes de vento de Norte que trouxeram ar quente.

Quarta-feira de sol e umidade

Mesmo com o dia quente, a umidade relativa do ar permanecia presente, fazendo as calçadas da cidade continuarem molhadas, mesmo sem chuva. Além disso, mesmo os imóveis bem arejados, ainda tinham paredes úmidas e espelhos embaçados no fim da manhã.

O clima vai continuar em transformação nos próximos dias. Nesta quinta, o tempo firme deve predominar novamente, com temperatura alta. No sábado a situação muda, com máximas chegando aos 16°C. No domingo, mesmo com sol, as mínimas em Porto Alegre se devem chegar a 5°C e, no início da próxima semana, a chuva retorna à Capital, assim como o frio.

Previsão

Quinta-feira: Sol. Máximas de 28°C/30°C

Sexta: Sol e nuvens. Chuva no fim do dia. Máximas de 28°C/30°C

Sábado: Chuva no inicio do dia e após sol e nuvens. Máxima 16°C

Domingo: Sol com mínima ao redor de 5°C. Tarde com 19°C

Segunda: chuva e frio.