Superlotação das emergências restringe atendimento no Clínicas e Conceição

Outras três instituições de saúde também operam com superlotação

Centro de referência no combate ao coronavírus em Porto Alegre, Hospital de Clínicas é um dos que oferece leitos de UTI na cidade | Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas
Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas

Duas das maiores emergências hospitalares de Porto Alegre estão com atendimento restrito na manhã desta segunda-feira em virtude da superlotação. O Hospital de Clínicas e o Hospital Conceição estão atendendo somente casos com risco de morte.

Na emergência do Clínicas estão sendo atendidos 86 pacientes adultos para 41 leitos e 16 crianças para nove leitos pediátricos. Já o Hospital Conceição tem 88 pacientes em um espaço com 64 leitos.

As direções das casas de saúde pedem que os pacientes procurem outras unidades. A medida é necessária para garantir a qualidade e a segurança do atendimento.

Superlotação também atinge outras instituições de saúde

Conforme a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, as emergências da Santa Casa, São Lucas da PUC e Hospital da Restinga também operam acima da capacidade de leitos. Na Santa Casa estão sendo atendidos 29 pacientes em um local com 24 vagas. No Hospital da PUC são 53 pessoas para 17 leitos adultos. E no Hospital da Restinga são 26 pacientes para 18 leitos. A UPA Zona Norte e os Pronto Atendimentos Bom Jesus e Cruzeiro do Sul também operam com superlotação.