Período de convenções começa nesta sexta-feira

No Rio Grande do Sul, no primeiro dia do prazo para definir candidaturas, está previsto o encontro do Novo

Foto: Arquivo CP

Com o início do período para realização de convenções partidárias, na próxima sexta-feira, será dada a largada para as eleições gerais de outubro. No Rio Grande do Sul, quase todas as principais siglas, e aquelas que anunciaram pré-candidatos ao governo, já estabeleceram as datas de seus encontros. É a partir do endosso dado por esses eventos que os pré-candidatos passam à condição de candidatos, e as alianças entre partidos são oficializadas.

Por isso, apesar de ser necessário o cumprimento de etapas posteriores, como o registro e o deferimento das candidaturas, e de o calendário prever o início oficial da campanha somente para meados de agosto, são as convenções que definem o quadro político. É comum, por exemplo, que parte das siglas que, no início de anos eleitorais, apresentam postulantes aos cargos de presidente da República e governador, como estratégia para aumentar seu poder de negociação, retirem os nomes e se aliem a outros partidos na disputa.

Como o prazo para a realização das convenções começa na próxima sexta-feira, e se estende até 5 de agosto, nas próximas semanas vão se intensificar as negociações, haverá uma série de notícias de desistências e, por fim, de anúncios de coalizões que engordarão os disputados tempos da propaganda de alguns candidatos no rádio e na TV.

No RS, parte dos partidos que já têm pretendentes ao cargo de governador realizará suas convenções na primeira semana do prazo. É o caso do Novo, que endossará o nome de Mateus Bandeira ao Piratini em 20 de julho. No dia 22, será a vez de o PSol indicar o vereador Roberto Robaina. Em 26 de julho, o PDT sancionará o nome do ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O PT oficializará a indicação do ex-ministro Miguel Rossetto no dia 28.

Outra parcela das principais siglas com concorrentes ao Piratini optou pela oficialização dos candidatos nos últimos dias do prazo. PCdoB, que indicará Abgail Pereira, e PP, que terá na disputa o deputado federal Luís Carlos Heinze, farão convenções em 4 de agosto. O PSDB, que lançará o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, no dia 5. E o MDB, que pretende endossar o apoio à reeleição do governador José Ivo Sartori, tem também o dia 5 como data prevista.