Mirante na orla do Guaíba tem acesso bloqueado

Em dia de muito movimento, Prefeitura adotou medida por segurança

Foto: Fabiano do Amaral

Quem passou pela orla do Guaíba neste sábado percebeu que o mirante Olhos Atentos esteve interditado. O bloqueio ocorreu na manhã de sábado e até chegou a ser desfeito no turno da tarde, mas foi retomado. Trata-se de uma questão de segurança, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.

A precaução, segundo a Prefeitura, ocorre em razão do mirante ter capacidade de até 20 pessoas, limite que estava sendo ultrapassado pelos visitantes: “O controle humano se mostrou impossível”, afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes. “Estimamos que aproximadamente 100 mil pessoas estiveram na orla no sábado, tentamos orientar e explicar para as pessoas, mas não conseguimos controlar”, disse.

O secretário salientou que, sob a estrutura, também ficam outras pessoas. “Se chega a cair aquilo ali, pessoas podem ser esmagadas em baixo, temos essa preocupação”, afirmou. De acordo com ele, uma dupla de fiscais, um da Guarda Municipal e um da Smams, devem permanecer no local explicando para a população sobre os riscos de superlotar a estrutura.

No primeiro momento, o controle do fluxo será feito pelos fiscais. “Na próxima semana queremos fazer uma estrutura física para que possamos garantir o limite de 20 pessoas no local e manter a segurança”, declarou. O secretário esteve na orla no sábado à tarde, com a intenção de levar mais informações sobre os riscos e a necessidade de respeito ao limite do monumento. “Todas as pessoas agradeceram, reconheceram que é importante a Prefeitura se preocupar com isso”, assinalou. A intenção do Executivo é que o acesso ao mirante Olhos Atentos seja garantido.

Orla mais uma vez lotou

Reinaugurada há duas semanas, a nova orla do Guaíba esteve lotado de famílias, casais, crianças, animais de estimação, ciclistas e skatistas neste sábado. O espaço de convivência parece estar agradando a todos, mas a administradora Eliane Teixeira disse que está ansiosa para a inauguração dos bares e restaurantes. “A vista é muito linda e tudo está brilhando, mas quero aproveitar o final de semana aqui, comer alguns petiscos e realmente relaxar”, disse.

Mais adiante, em direção à zona Sul, o Parque do Pontal também atraiu bastante gente. No lugar onde funcionava o antigo Estaleiro Só, uma estrutura com foodtrucks, música, bicicletários, mesas e cadeiras ficaram disponíveis ao público. O ambiente, que é uma contrapartida em forma de parque público ao investimento privado na região.