Estado quita salários de junho do funcionalismo

Recursos do caixa único, controle de despesas e combate à sonegação ajudaram a antecipar o cronograma, conforme a Fazenda

Eez dias antes do previsto inicialmente, o governo gaúcho quita, nesta sexta-feira, a folha de junho dos servidores do Poder Executivo. A partir da arrecadação de ICMS da semana, mais os valores que ficaram disponíveis no caixa único no encerramento do dia, a Secretaria da Fazenda conseguiu reunir R$ 418,2 milhões necessários para quitar os salários ainda pendentes, acima de R$ 6,5 mil. Esse grupo equivale a 11,7% do total de servidores.

O crédito entra nas contas entre o fim da tarde e o início da noite. De acordo com a Fazenda, a quitação da folha decorre, também, de resultados positivos em termos de controle de despesas e combate à sonegação.

A Pasta também explicou que as previsões iniciais, de quitar os salários mais altos da folha de junho apenas após o dia 23, tinham relação com calendário de ICMS. Depois do dia 12 de cada mês, o próximo período de arrecadação mais expressiva ocorre apenas entre os dias 23 e 27.