EPTC faz vistoria gratuita hoje em motos

Entre 2013 e 2017, os motociclistas se envolveram em 40% dos óbitos no trânsito da Capital

Ação busca reduzir acidentalidade com motos. Foto: Brayan Martins/ PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai realizar hoje vistorias gratuitas em motos, das 14h às 16h, na rua João Neves da Fontoura, 7, portão 3 (rampa), com orientações sobre cuidados envolvendo basicamente itens de segurança. A EPTC escolheu julho como mês de reforço em ações para redução de riscos na circulação das motos.

As motos representam apenas 11% (94 mil) da frota de veículos cadastrados na Capital (835 mil), mas entre 2013 e 2017, os motociclistas se envolveram em 40% dos óbitos no trânsito. Foram 550 vítimas fatais nestes últimos cinco anos, sendo 220 casos relacionados às motos, considerando motociclistas e pedestres atropelados por motocicletas. No primeiro semestre de 2018, entre as 42 mortes no trânsito, 22 casos estiveram relacionados às motos, sendo 15 condutores, um carona e seis pedestres vítimas de atropelamentos.

Durante a vistoria haverá distribuição de material educativo, além de orientações aos condutores sobre prevenção da saúde. Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade FACTUM realizarão testes de Glicemia Capilar e Verificação Arterial, bem como orientações sobre Diabetes e Hipertensão. Essa parceria deve-se a adesão da FACTUM ao projeto EPTC no Ensino Superior. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), por intermédio da EPTC, via Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM); e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, de acordo com o programa Vida no Trânsito.