Ecobarreira do Arroio Dilúvio passa a contar com “lixômetro”

Em dois anos e quatro meses de operação do equipamento foram retirados 420 toneladas de entulhos do riacho

A Ecobarreira do Arroio Dilúvio, que funciona na avenida Ipiranga, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, conta a partir de agora com um “lixômetro”. Em um painel de LED, vai ser exibida, diariamente, a quantidade acumulada de resíduos recolhidos, além de mensagens de educação ambiental.

A aquisição do equipamento, inaugurado nesta sexta pela empresa SafeWeb, decorre de duas iniciativas: a campanha do Kickante, um financiamento coletivo de arrecadação de recursos, e ações da empresa Fruki.

O presidente do Instituto Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Júnior, disse que em dois anos e quatro meses de operação do equipamento foram retirados 420 toneladas de entulhos do riacho. Foram encontrados itens como garrafas PET, papel de bala, capacetes de motocicleta, pneus, aparelhos de televisão, sofás, pedaços de madeira, plástico e isopor que deixaram de ir para o Guaíba.

Projeto coordenado e mantido pela empresa Safeweb, a Ecobarreira conta com o apoio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do DMLU, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) e do professor Gino Gehling, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Além disso, a iniciativa conta com a parceria da Braskem; do Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto; da Fruki; do escritório Rossi, Mafini, Milman e Grando Advogados e da SLC Agrícola.

O controle do equipamento é feito pela Safeweb, que instalou e custeou o valor da estrutura, com um investimento de R$ 250 mil. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolhe os resíduos, encaminhados para o aterro sanitário na cidade de Minas do Leão.