Reforma trabalhista completa um ano nesta sexta-feira

Ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse que Lei atingiu os objetivos propostos: garantia dos direitos do trabalhador, segurança jurídica e geração de empregos

Ronaldo Nogueira coordena as Jornadas de Trabalho. Foto: Divulgação site PTB

O ex-ministro do Trabalho, deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB), está em Porto Alegre para participar de mais uma edição das Jornadas Brasileiras de Relações de Trabalho. No encontro que será realizado nesta sexta-feira, o evento vai celebrar o primeiro ano da reforma trabalhista, que, na visão de Nogueira, atingiu os objetivos propostos: garantia dos direitos do trabalhador, segurança jurídica e geração de empregos.

“A lei é um sucesso, pois atingiu os três objetivos: primeiro, garantiu os direitos do trabalhador – desafio alguém a me dizer qual foi tirado; segundo, conquistou segurança jurídica e as ações caíram pela metade; e terceiro, com isso, se gerou empregos. O empreendedor perdeu o medo de contratar. Hoje, o Brasil é o melhor ambiente de negócios da América Latina e o segundo destino mundial em investimentos. Só o investimento gera empregos. O maior de todos os direitos do trabalhador é ter dois endereços: morar e trabalhar”, avaliou o ex-ministro.

Ainda segundo Nogueira, o número de empregadores voltou a subir após a reforma. Conforme o IBGE, o período de março a maio de 2018 registrou crescimento de 5,6% em relação a mesma época no ano passado. “Com a modernização trabalhista, o empregador perdeu o medo de contratar”, completou Nogueira, líder da nova lei trabalhista.

Além disso, as ações na Justiça do Trabalho caíram 42%. Nesse sentido, o ex-ministro do TST Gelson de Azevedo ressalta: “Entre diversas melhorias, essa lei trouxe uma série de conceituações, eliminando várias dificuldades numa reclamação trabalhista”, explicou Azevedo.