Croácia vence a Inglaterra na prorrogação e vai disputar primeira final de Copa

Croatas enfrentarão a França no próximo domingo

Com um gol na prorrogação, a Croácia bateu a Inglaterra por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou, e se credenciou para a final da Copa do Mundo, no domingo, diante da França. Os croatas vão em busca do primeiro título, enquanto os franceses buscarão o segundo – o primeiro ocorreu em 1998, quando também organizaram o torneio e venceram o Brasil por 3 a 0. Para a Inglaterra, resta a disputa no sábado do terceiro lugar contra a Bélgica, em São Petersburgo.

Mal iniciou a partida no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou, Modric cometeu falta em Dele Alli na entrada da área. O cronômetro marcava 4 minutos quando o lateral Trippier cobrou e venceu Subasic, que demorou para chegar na bola: 1 a 0 para a Inglaterra. Em vantagem no placar, os ingleses conseguiram controlar os croatas, que não assustaram muito o goleiro Pickford. Pelo contrário, ainda tiveram chances de ampliar, com Maguire e Harry Kane, mas não conseguiram.

Na etapa final, a Inglaterra diminuiu o ritmo, que já não havia sido intenso no primeiro tempo, e deixou a Croácia se aproximar. Aos 19 minutos, Walker impediu o empate, barrando chute de Perisic. Mas aos 22 minutos, saiu o gol croata. Após cruzamento de Vrsaljko pela direita, Perisic se antecipou e esticou o pé, chegando antes de Walker e mandando a bola para as redes: 1 a 1.

O gol abalou a jovem equipe inglesa, que passou a sofrer pressão. Aos 25 minutos, quase que a Croácia conseguiu a virada, e de novo com Perisic, que entrou na área aos dribles e chutou cruzado. Só que a bola bateu na trave e voltou para Rebic, que pegou o rebote e chutou para a defesa de Pickford. Nos minutos seguintes, os croatas tiveram mais duas chances, mas desperdiçaram as oportunidades.

Empate no tempo regulamentar e a Croácia foi para a terceira prorrogação seguida na Copa do Mundo – as outras duas, diante da Dinamarca e Rússia foram decididas nos pênaltis. Para a Inglaterra, era a segunda prorrogação, mas não consecutiva. E aos 3 minutos do segundo tempo do tempo extra, os croatas chegaram ao segundo gol, através de Mandzukic, que pegou uma sobra na área e venceu Pickford. A Croácia, enfim, chega à primeira decisão de Copa do Mundo.

Copa do Mundo – Semifinal

Inglaterra 1

Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier), Dele Alli, Lingard e Young (Danny Rose); Sterling (Rashford) e Harry Kane.

Técnico: Gareth Southgate.

Croácia 1

Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic (Pivaric); Brozovic, Rakitic, Modric (Badelj) e Perisic; Mandzukic (Corluka) e Rebic (Kramaric).

Técnico: Zlatko Dalic.

Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)

Local: Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou.