Secretário da Segurança diz estar preocupado com “nova guerra por territórios”

Cezar Schirmer disse estar apreensivo e não garante a continuidade da diminuição dos índices de criminalidade no Estado caso 17 apenados que estão em penitenciárias federais voltem ao RS

Secretário da Segurança, Cezar Schirmer. Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou, na manhã desta terça-feira, o balanço dos indicadores de criminalidade referentes ao primeiro semestre de 2018. No Rio Grande do Sul, todos os números caíram na comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para roubo de usuários de transporte coletivo, que teve uma redução de 55,9%. Os dados foram apresentados na sede da SSP, em Porto Alegre.

Apesar da queda nos números, o chefe da pasta da Segurança no RS, Cézar Schirmer, disse estar apreensivo e não garante a continuidade da diminuição dos índices de criminalidade no Estado. Isso porque 17 apenados, que haviam sido transferidos em julho de 2017 para presídios federais de outros Estados, podem voltar ao RS. O secretário acredita que, se esses presos voltarem, podem rearticular os esquemas criminosos, o que deve gerar uma nova guerra por territórios para o controle do tráfico de drogas.

“Os números nos dizem que um ano antes da Operação Pulso Firme, que transferiu presos de presídios estaduais para federais, comparando com um ano depois, nós reduzimos em Porto Alegre 25% de homicídios e 64% de latrocínios. Os números falam por si. A Operação Pulso Firme deu o resultado desejado. Então, a volta desses criminosos altamente perigosos e chefes de organizações criminosas para o RS é uma derrota terrível das forças de segurança e uma derrota do crime. É um desastre essa decisão”, avaliou Schirmer.

Nesta segunda-feira, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) informaram que vão recorrer da decisão que permitiu o retorno de presos que foram transferidos para presídios federais durante a Operação Pulso Firme. “A nossa expectativa é que o Tribunal de Justiça compreenda a realidade da Segurança Pública e as consequências sobre isso”, complementou o secretário da Segurança.

Criminalidade reduziu no RS

No relatório apresentado pela SSP, chama a atenção a redução do número de crimes de latrocínio, que é roubo seguido de morte. No Rio Grande do Sul, foram 35,6% de casos a menos no primeiro semestre de 2018 na comparação com o ano anterior.

Em números absolutos, a maior redução foi em furtos. No primeiro semestre de 2017 foram registrados 76.772 casos no Estado. Já no mesmo período deste ano, o volume caiu para 65.871, uma diminuição de 14,2%.

O número de vítimas de homicídio doloso, quando há a intenção de matar, caiu 24,5% no RS. Já em Porto Alegre, a redução foi menor, de 15,2%.

Na Capital gaúcha, o único indicador que subiu foi o de roubo de veículos. No primeiro semestre deste ano, 4.615 carros foram roubados na cidade. Um aumento de 2,4% na comparação com os primeiros seis meses de 2017.

Confira abaixo os números da criminalidade no RS: