Abertura de praça na orla do Guaíba é adiada para o fim de semana

Área é uma prévia do que vai ser o chamado Parque Pontal, com previsão de 29 mil m² de dimensão total, quando pronto

Devido à chuva, a praça pública construída na área do antigo Estaleiro Só, junto à orla do Guaíba, na zona Sul de Porto Alegre, vai ser entregue à comunidade no próximo sábado, cinco dias após a previsão inicial. O lançamento oficial ocorre na segunda-feira, às 16h30min, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Com 10 mil m², aproximadamente – metade do tamanho da Praça da Encol -, a área é uma prévia do que vai ser o chamado Parque Pontal, com previsão de 29 mil m² de dimensão total, quando pronto. Essa é uma das contrapartidas ao empreendimento da BMPar e da Melnick Even, que contempla shopping center, complexo de saúde, hotel e escritórios no espaço do antigo Estaleiro Só.

A praça vai contar com atrações artísticas e culturais no espaço entre o museu Iberê Camargo e o Barra Shopping Sul. Além disso, área para foodtrucks, bicicletário e decks serão disponibilizados ao público por dois anos. Depois, o espaço vai ser destruído para que seja erguido o Parque Pontal.

A Prefeitura de Porto Alegre liberou, na semana passada, a licença ambiental que autoriza o início das obras do Complexo Pontal. Não há previsão de começo da construção, conforme a Melnick Even.