Exportações gaúchas caem 3,1% no terceiro trimestre

Crise cambial na Argentina, redução das vendas de carne suína e greve dos caminhoneiros puxaram resultado

Foto: Porto de Rio Grande / Divulgação / CP Memória

As exportações gaúchas caíram 3,1% no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período de 2017. Em relação a indústria de transformação, o recuo cresceu ainda mais: 7,5%. Já as importações totais subiram 12,7%, chegando a US$ 2,57 bilhões. Todos os segmentos mostraram altas consistentes, incluindo Bens intermediários (11,5%), Bens de capital (18,9%), Combustíveis e lubrificantes (18,4%) e Bens de consumo (8,1%). Os números foram divulgados hoje pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Para a Fiergs, a crise cambial na Argentina e a redução das vendas de carne suína provocada pelo embargo da Rússia, no contexto externo; e a greve dos caminhoneiros, no contexto interno, foram responsáveis pela retração.

A greve dos caminhoneiros contribuiu para o declínio de 8,7% do volume de cargas embarcadas pelo Porto de Rio Grande entre maio e junho: 417 mil toneladas a menos em valor absoluto. Já a venda de carne suína para os russos caiu 56,6% em função do embargo. Treze das 23 categorias do setor industrial que realizaram alguma operação de exportação no segundo trimestre registraram queda, cinco tiveram expansão e cinco mantiveram estabilidade.