PT convoca reunião ampliada para discutir situação de Lula

Partido mostrou indignação com derrubada de decisão de habeas corpus no TRF4

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert

O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou para esta segunda-feira, a partir das 10h, reunião ampliada do Conselho Político para discutir a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, em Curitiba (PR). O encontro será em São Paulo, no Diretório Nacional do PT. A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), comandará a reunião e deverá conceder entrevista coletiva ao final.

conflito de competência envolvendo as decisões, anunciadas neste domingo, sobre manter Lula preso ou libertá-lo levou o comando do PT a convocar a reunião extraordinária. Os deputados federais Wadih Damous (RJ) e Paulo Pimenta (RS) estão em Curitiba onde Lula está detido na Superintendência da Polícia Federal. Segundo eles, Lula estava cético quanto à libertação.

O ex-presidente foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena é de 12 anos e um mês na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Thompson Flores, endossou a decisão do relator da Lava Jato João Pedro Gebran Neto que, neste domingo, suspendeu ordem de habeas corpus que havia sido dada pelo plantonista da Corte, desembargador Rogério Favreto, em favor do ex-presidente Lula. Com a decisão de Thompson Flores, o petista deve permanecer preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.