Operação de resgate de meninos em caverna na Tailândia é retomada

Quatro das crianças já foram resgatadas e encaminhadas para avaliação médica. Ainda restam oito garotos e um adulto

Para identificar seu aluno, professora fez um coração sobre a foto do menino. Foto: Reprodução/Facebook

Recomeçou nesta segunda-feira (9) a operação para resgatar os oito meninos que ainda estão presos em uma caverna na Tailândia. A missão havia sido pausada após o salvamento de quatro dos garotos, que estão “em perfeitas condições de saúde”, segundo o coordenador da missão.

Para o reinício dos trabalhos foi necessário que os estoques de oxigênio da caverna fossem repostos, além de outras preparações. A primeira etapa do resgate foi iniciada na manhã desse domingo (8) e, às 17h40 (horário local), a primeira criança saiu da caverna.

As crianças foram então encaminhadas para um hospital improvisado, onde receberam exames e logo depois transferidos para uma unidade médica da região. Segundo um comunicado oficial do hospital onde os meninos estão sendo avaliados, será necessário um ou dois dias até que eles possam rever suas famílias, tudo porque o ambiente “das cavernas contém animais que podem transmitir várias doenças”.

De acordo com um oficial da Marinha Tailandesa ouvido pela CNN, os mesmos mergulhadores envolvidos no primeiro salvamento irão participar dessa segunda etapa do resgate.