MP e SSP se reúnem hoje para elaborar recurso contra retorno de líderes de facções a presídios gaúchos

Reunião acontece às 14h na sede do Ministério Público

Acontece na tarde desta segunda-feira, às 14h, uma reunião com integrantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual da Segurança Pública para elaboração do recurso que tentará manter detentos de alta periculosidade em presídios fora do Rio Grande do Sul. O encontro terá a participação do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, do secretário da Segurança, Cézar Schirmer, além de representantes da Susepe, Polícia Civil, BM e ocorrerá na sede do MP, em Porto Alegre.

Na última sexta-feira, juízes da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre negaram a renovação da permanência, em presídios federais, de 17 detentos de alta periculosidade retirados de penitenciárias gaúchas no ano passado.

Todos os detidos, que podem retornar a casas prisionais do RS, foram removidos do sistema carcerário estadual pela Operação Pulso Firme, deflagrada cerca de um ano atrás. Em 28 de julho, milhares de policiais e agentes penitenciários foram mobilizados para desarticular facções do crime organizado que agiam dentro das cadeias gaúchas. Após identificados, os presos foram enviados para Rondônia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

Ainda no final da semana passada, o secretário Cézar Schirmer afirmou através do twitter que o retorno destas lideranças do crime para o Estado pode acarretar consequências imprevisíveis, em favor destas quadrilhas. Em nota, o Ministério Público disse que entende haver absoluta necessidade da permanência desses detentos em prisões de segurança máxima.