Meninos resgatados hoje têm boa condição de saúde, diz comandante

Trabalhos terminaram quando oitavo garoto foi libertado de caverna na Tailândia

Os quatro meninos que foram resgatados nesta segunda-feira pelos socorristas e mergulhadores que trabalham na caverna inundada na Tailândia estão em melhores condições de saúde do que os colegas que foram libertados nesse domingo. A afirmação é do comandante da missão de resgate, Narongsak Osotthanakorn, que concedeu entrevista coletiva, segundo informações da rede de notícias norte-americana CNN.

Os trabalhos de resgate realizados hoje chegaram ao fim depois que o oitavo menino foi resgatado. Osotthanakorn explicou que os socorristas e mergulhadores precisarão de 20 horas para se preparar para a próxima operação. O tempo, porém, pode mudar conforme as condições do tempo e do nível da água na caverna.

O comandante tailandês explicou que o resgate de hoje ocorreu com até cinco horas de antecedência graças às condições favoráveis do tempo. Os envolvidos na operação ainda devem se reunir para elaborar o plano necessário para os trabalhos desta terça-feira.

Exploração após treino de futebol 

Os meninos e seu técnico foram explorar o local no dia 23 de junho, após o treino de futebol, e foram surpreendidos por uma chuva que inundou o local. As equipes de buscas levaram dez dias para localizar o grupo, que se abrigou numa parte seca do complexo.

O caso tomou proporções internacionais e o governo dos Estados Unidos enviou técnicos para ajudar no resgate. Na missão de domingo, participaram 13 mergulhadores estrangeiros e cinco membros da Marinha tailandesa. Na noite de quinta-feira, um ex-mergulhador tailandês morreu enquanto trabalhava como voluntário nos esforços de resgate colocando cilindros de oxigênio ao longo da rota utilizada para chegar às crianças.