Consultório odontológico de Porto Alegre é interditado por falta de higiene

Consultório já havia sido notificado para corrigir irregularidades, como a ausência de pia para higienização das mãos, além das precárias condições gerais de higiene

Vigilância Sanitária e Polícia Civil alegam faltas de condições de higiene. Foto: Divulgação Polícia Civil

Um consultório odontológico localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Porto Alegre, foi interditado e teve todos os serviços suspensos após uma ação conjunta da Polícia Civil, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico na manhã desta segunda-feira.

A ação resultou na suspensão temporária de todas as atividades de odontologia prestadas no local, uma vez que o consultório já havia sido notificado outras vezes. O estabelecimento foi autuado pela ausência de pia para higienização das mãos para o adequado atendimento dos pacientes, além das precárias condições de higiene verificadas no local, o que acarreta riscos à saúde dos pacientes atendidos no consultório, como, por exemplo, a contração de doenças infecto-contagiosas.

O responsável pelo consultório terá prazo para regularizar a situação, sob pena de aplicação de multa e, até mesmo, cassação definitiva do alvará de funcionamento caso não faça as devidas correções apontadas.

A Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor instaurou procedimento policial para apuração dos fatos sob a ótica criminal. Se comprovada a autoria e materialidade do caso, o responsável pela clínica poderá ser responsabilizado pela prática de crime contra as relações de consumo.

Vigilância Sanitária e Polícia Civil alegam faltas de condições de higiene. Foto: Divulgação Polícia Civil