Autoridades iniciam missão de resgate de meninos em caverna

Operação de equipes da Tailândia precisou ser acelerada após chuvas intensas atingirem a região

Foto: Reprodução / CNN

Autoridades tailandesas iniciaram às 10h deste domingo, horário local (0h, horário de Brasília), as operações de resgate para salvar os 12 meninos e seu treinador, presos em uma caverna há duas semanas.

Uma equipe internacional de 13 mergulhadores desceu à rede de túneis sob as montanhas Mae Sai para tentar o salvamento.

Segundo a BBC, todos os funcionários que não são essenciais para a operação foram dispensados. Apenas equipes de mergulho, médicos e pessoal de segurança foram mantidos.

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, afirmou em entrevista a CNN que as famílias das crianças apoiaram o início do salvamento e que esse é o melhor momento para ela.

A operação começou dois dias após a morte de um mergulhador de resgate tailandês e um dia de intensas chuvas no sábado (7).

Dificuldades

O professor de 25 anos e os meninos estão presos em uma pequena câmara a cerca de 4 quilômetros da entrada principal da caverna. O local está cercado pela água de cheias e com uma quantidade limitada de oxigênio.

Para alcançar o grupo, mergulhadores precisam entrar em uma rede de túneis estreitos. Antes de optarem pelo mergulho, grupos militares vasculharam as montanhas para encontrar entradas escondidas que pudessem facilitar o resgate das crianças.

Segundo a CNN, autoridades da Marinha Tailandesa calculam que o trajeto de ida e volta até a câmara leve cerca de 11 horas. Com as crianças junto ao grupo, esse tempo deve ser ainda maior.

Em entrevista a agência Associated Press, um oficial tailandês afirmou que a operação pode levar de dois a quatro dias.