Procempa entra em acordo com Prefeitura e encerra greve da categoria

Trabalhadores devem retomar as atividades na próxima segunda-feira

Os trabalhadores da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) decidiram hoje encerrar a greve da categoria, que havia se iniciado em 23 de junho. Em audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), funcionários e prefeitura encontraram uma solução para o impasse, que envolve, entre outros pontos, o reajuste salarial ainda referente ao ano passado. Com o entendimento, os servidores voltarão ao trabalho na próxima segunda-feira.

A categoria exigia o reajuste salarial de 4,08%, que ficou pendente da campanha salarial do ano passado, e mais as perdas salariais referentes à inflação (IPCA, de 2,76%) de 2018. Os funcionários também não admitiam a retirada de direitos consolidados no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), conquistados em campanhas salariais anteriores, entre eles, o anuênio. Uma das reclamações se refere à troca da operadora do plano de saúde, o que segundo o sindicato, desrespeitou uma decisão judicial favorável aos trabalhadores.

Ficaram pendentes, ainda, questões como a reposição dos dias parados e a recomposição da inflação. Esses itens serão colocados em discussão em nova reunião no TRT, agendada apenas para outubro.