MP e SSP vão recorrer contra volta de 17 detentos de alta periculosidade para o RS

Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre negou pedido de renovação da permanência dos presidiários em outras regiões

Juízes da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre negaram, nesta sexta-feira, a renovação da permanência, em presídios federais, de 17 detentos de alta periculosidade retirados de penitenciárias gaúchas no ano passado. O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vão tentar reverter a decisão a fim de manter os criminosos em outras regiões do Brasil.

Todos os detidos, que podem retornar a casas prisionais do RS, foram removidos do sistema carcerário estadual pela Operação Pulso Firme, deflagrada cerca de um ano atrás. Em 28 de julho, milhares de policiais e agentes penitenciários foram mobilizados para desarticular facções do crime organizado que agiam dentro das cadeias gaúchas. Após identificados, os presos foram enviados para Rondônia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

“A decisão da VEC Porto Alegre é um duro golpe no exitoso esforço empreendido pelas instituições de segurança pública gaúchas contra o crime”, escreveu o secretário Cezar Schirmer. “O retorno destas lideranças do crime para o Estado pode acarretar consequências imprevisíveis, em favor destas quadrilhas”, enfatizou.

Já o subprocurador-geral Institucional do MP, Marcelo Dornelles, disse que confia na reversão das decisões no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, “uma vez que a responsabilidade pela manutenção da ordem e da segurança é de todas as instituições e Poderes de Estado, incluindo o Poder Judiciário”.

Na contramão do que decidiu a VEC de Porto Alegre, as varas de Canoas, Novo Hamburgo e Pelotas aceitaram a renovação dos pedidos de prisão. Essa decisão é elogiada em nota divulgada no Twitter pelo secretário Schirmer. Ele enfatiza que os órgãos envolvidos se reúnem na segunda-feira para elaborar o recurso.

Veja, na íntegra, a nota publica no Twitter, hoje, pelo secretário da Segurança do RS:

Extremamente questionável e temerária a decisão da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, que rejeitou o nosso pedido para a renovação da permanência de 17 presos gaúchos de alta periculosidade em presídios federais.

Saúdo, no entanto, as decisões das Varas de Execuções Criminais de municípios do interior e da Vara do Júri de Porto Alegre, que se manifestaram de forma favorável à permanência dos outros sete criminosos que cumprem pena em presídios federais.

Há um ano, deflagramos a Operação Pulso Firme e encaminhamos 27 líderes de facções criminosas a presídios federais. O resultado deste trabalho, em parceria com dezenas instituições, se materializou na redução de indicadores de criminalidade no RS, principalmente de homicídios.

A decisão da VEC Porto Alegre é um duro golpe no exitoso esforço empreendido pelas instituições de segurança pública gaúchas. O retorno destas lideranças do crime para o Estado pode acarretar consequências imprevisíveis, em favor destas quadrilhas.

Vou me reunir com procurador-geral de Justiça do Estado, com o chefe da Polícia Civil, com o comandante-geral da Brigada Militar e com o superintendente da Susepe na segunda-feira. Juntos, e norteados pela garantia da segurança da sociedade, iremos recorrer desta absurda decisão.

Cezar Schirmer