Copa do Mundo define hoje os primeiros semifinalistas

Brasil e Bélgica, as equipes mais técnicas da competição, se enfrentam em Kazan; antes, Uruguai e França disputam uma das vagas em Nijny Novgorod

A torcida brasileira compareceu em peso na frente do hotel que vai hospedar a seleção para recepcionar os comandados de Tite. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nesta sexta-feira (6), quatro seleções entram em campo para definir a primeira das duas semifinais da Copa do Mundo de 2018. O Brasil enfrenta a Bélgica, às 15h, em Kazan, em duelo entre as equipes consideradas as mais técnicas da competição. Antes, às 11h, em Nijny Novgorod, Uruguai e França farão o outro jogo do dia, nestas quartas de final.

Mas se a Bélgica tem o melhor ataque, será o Brasil, cuja defesa é a menos vazada, ao lado da do Uruguai, quem deverá tomar a iniciativa ofensiva do jogo, aproveitando a evolução de Neymar dentro da competição.

O técnico Tite, no entanto, também tomará precauções na marcação, colocando principalmente Fernandinho e Paulinho posicionados para evitar as perigosas movimentações do adversário.

Os belgas têm no meia Kevin De Bruyne e nos atacantes Hazard e Lukako importantes opções de criação e finalização de jogadas. Os zagueiros Thiago Silva e Miranda, que será o capitão, precisarão ter cuidado redobrado para conter a rapidez do adversário.

Há a possibilidade de a equipe belga, que atua com três defensores fixos, entrar com o meio-campista Fellaini, para preencher o meio-campo e tentar impedir o avanço brasileiro.

Na seleção brasileira, Tite promoverá o retorno do lateral-esquerdo Marcelo, recuperado de uma contração muscular na coluna. Ele só não poderá contar com Danilo, que está fora da Copa após sofrer contusão no tornozelo esquerdo.

A opção por Marcelo, tido como o melhor lateral-esquerdo do mundo, foi definida por causa das características ofensivas do jogador, que terá a missão de apoiar o ataque, auxiliando Neymar, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus.

Uruguai x França

No primeiro jogo destas semifinais, o Uruguai tentará fazer aquilo que a Argentina não conseguiu nas oitavas: conter o ímpeto e superar a forte marcação da França.

 

O técnico Óscar Tabárez aposta na mobilidade do ataque, contando com o faro de gol dos artilheiros Suárez e possivelmente Cavani (que se recupera de lesão), para surpreender o adversário.

Já os franceses, comandados pelo técnico Didier Deschamps, querem repetir a atuação contra os argentinos, quando venceram por 4 a 3 e tiveram nas investidas do veloz Mbappé, que já tem três gols neste Mundial, o principal caminho para o triunfo. No meio-campo, Pogba terá as funções de marcar e armar as jogadas.

O atacante Griezmann deverá ter a missão de recuar para criar chances de gol e ajudar a superar o bloqueio no meio-campo uruguaio, formado por jogadores versáteis, como Nández e Torreiro.

Desde a Copa do Mundo de 1978, os franceses não perdem para sul-americanos na competição.