Postulantes ao Piratini propõem alternativas para finanças e desenvolvimento

Pré-candidatos compuseram painel da Famurs nesta quinta-feira

Diferentes propostas para a gestão das finanças estaduais e sobre alternativas de estímulo ao desenvolvimento econômico compuseram o painel dos pré-candidatos ao governo do Estado, na tarde desta quinta-feira, durante o 38º Congresso da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).

“O debate fundamental dessas eleições é o da estruturação das finanças. Todas as áreas necessitam de investimentos. Sem discussão sobre destino dos incentivos fiscais, combate à sonegação e revisão da dívida pública, qualquer outra discussão não tem o menor sentido”, apontou o pré-candidato do PSol, Roberto Robaina.

O pré-candidato do PP, Luiz Carlos Heinze, pregou outra postura na gestão: “O Rio Grande do Sul precisa ser conduzido ao desenvolvimento que merece, com soluções para deficiências na geração de energia, na infraestrutura e na logística. Mas não é só isso. O Estado também precisa de um atuação firme, diferente do que foi feito até hoje, com pressão política sobre a União para reestruturar a dívida e o pacto federativo”, defendeu.

Para o pré-candidato do PT, Miguel Rossetto, a retomada da estratégia de incentivo ao desenvolvimento do polo naval da região Sul é um dos pontos de enfrentamento à crise. Rossetto desferiu críticas ao atual governo, qualificando a gestão como “ausente” em aspectos estratégicos ao crescimento da economia.

Tando o petista, quanto a pré-candidata do PCdoB, Abgail Pereira, sustentaram a necessidade de revogação da Emenda Constitucional 95, que congela investimentos em áreas sociais pela União por 20 anos. “Sem a anulação dos efeitos dessa emenda, não há espaço para desenvolvimento. A crise que vivemos tem nome e sobrenome: Chama-se Temer e Sartori”, disse ela.

O pré-candidato do PSDB, Eduardo Leite, defendeu a desburocratização de processos de licenciamento e citou a necessidade de qualificar o gasto público, exemplificando a partir de experiências na gestão dele como prefeito de Pelotas.

Jairo Jorge, pré-candidato do PDT, também mencionou exemplos da administração em Canoas para indicar o que pretende como postulante do governo estadual. “Creio em duas condições para reencontrarmos um caminho de crescimento: desburocratização radical e redução da carga tributária”, assinalou.

O pré-candidato do Novo, Mateus Bandeira, colocou-se favorável à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal concebido pelo governo federal e alertou que o Estado vai enfrentar, na visão dele, uma situação fiscal ainda mais crítica na próxima gestão sem se integrar a essa medida e realizar privatizações, como exige o plano da União.