Crianças brasileiras estão bem tratadas em abrigos nos EUA, garantem ministros

Em visita, Aloysio Nunes Ferreira e Gustavo do Vale Rocha viram meninos animados com torcida pela Copa

Brasília- O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, recebe o ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, xeque Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, no Palácio do Itamaraty. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na véspera do jogo do Brasil com a Bélgica na Copa da Rússia, os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Gustavo do Vale Rocha (Direitos Humanos) encontraram hoje, em Chicago (Estados Unidos), vários dos adolescentes e crianças brasileiros separados dos pais considerados imigrantes ilegais pelo governo de Donald Trump.

Alegres e animados com futebol, as crianças e os adolescentes afirmaram que estão na torcida pela seleção brasileira. Também aparentaram estar bem alimentados e vestidos adequadamente.

Os ministros visitaram 21 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, em um abrigo da rede Heartland Alliance, em Chicago. Os filhos de brasileiros foram separados dos pais durante a travessia da fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Ainda nesta quinta, Aloysio Nunes e Gustavo Rocha visitam um segundo abrigo, também em Chicago, onde há mais 12 filhos de brasileiros barrados na fronteira.

Concentração
Chicago é o local de maior concentração de crianças e adolescentes brasileiros nos Estados Unidos: são 33. No país, de acordo com o último levantamento do Itamaraty, há 55 filhos de brasileiros separados das famílias como consequência da política de tolerância zero contra a imigração ilegal implementada em maio pelo governo norte-americano.

Gustavo Rocha disse que o objetivo da visita era verificar a situação das crianças e adolescentes e entender de que maneira o governo pode ajudar, levando em conta a vontade das famílias.

Amanhã e no sábado, os ministros se reúnem com embaixadores, chefes de posto e cônsules brasileiros nos Estados Unidos, Canadá e México. Devem enviar representantes os consulados gerais em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, México, Miami, Montreal, Nova York, São Francisco, Toronto, Vancouver e Washington, além das embaixadas na cidade do México, Ottawa e Washington.