Alemão Caio vai a júri sete anos após matar namorado da ex-mulher em Torres

Crime foi cometido em 23 de maio de 2011 no litoral Norte

Foto: Divulgação / TJRS

Acontece nesta quinta-feira, na Comarca de Torres, o julgamento de Carlos Flores Chaves Barcellos, conhecido como “Alemão Caio”. Ele responde pelo crime de homicídio triplamente qualificado de José Augusto Bezerra de Medeiros Neto, pela tentativa de homicídio duplamente qualificado de Ivanise Menezes Chaves Barcellos e por porte ilegal de arma de fogo. O motivo do crime, praticado em 2011, seria ciúmes do relacionamento da vítima com a ex-companheira do acusado.

O julgamento de Alemão Caio teve início às 9h30min em Torres, no Litoral Norte. A sessão é presidida pela juíza Marilde Angélica Webber Goldschmidt, da 1ª Vara Criminal. O réu não está presente no julgamento. A defesa alegou que ele está impossibilitado por problemas de saúde.

De acordo com o Ministério Público, autor da denúncia, o crime foi motivado porque Alemão Caio não aceitava o fim da relação com Ivanise, que já se encontrava em outro relacionamento, com José Augusto. O denunciado nutria por ela sentimento de posse e de propriedade, mesmo após o fim do casamento e separação judicial.

José Augusto e Ivanise moravam juntos. No dia 23 de maio de 2011, por volta das 6h30min, ela abriu a porta da casa em Torres para o animal de estimação sair, quando o ex-marido, que estava escondido no pátio, surgiu e invadiu a residência. José Augusto, que se encontrava na parte superior da casa, desceu e foi atingido por Alemão Caio a facadas.

Ivanise tentou impedir as agressões e também foi atingida nas pernas. Alemão Caio apontou uma pistola calibre 32 em direção à ex-companheira, mas a arma falhou. Ivanise fugiu e se trancou no quarto com o filho, que, na época, tinha 10 anos. O menino acionou a Polícia, que prendeu o agressor no local. José Augusto chegou a ser socorrido, mas acabou falecendo.