Um dia antes de impedimento eleitoral, Sartori entrega Hospital Regional em Santa Maria

Cerimônia ocorre na sexta-feira. Ambulatório de doenças crônicas vai ser o primeiro a funcionar

Imagem: Divulgação/Simers

Um dia antes do fim do prazo que permite que candidatos participem da inauguração de obras públicas, o governador José Ivo Sartori entrega, na sexta-feira, em Santa Maria, na Região Central, as obras do Hospital Regional. A solenidade ocorre, também, com a presença do secretário estadual da Saúde, Francisco Paz.

Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o ambulatório de doenças crônicas vai ser o primeiro a funcionar, com atendimentos a partir de segunda-feira. Nas últimas semanas, o Instituto de Cardiologia da Capital recebeu currículos e selecionou profissionais que vão atuar no ambulatório.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, disse não considerar estranho que a inauguração ocorra um dia antes do início do prazo em que inaugurar obras, para um governador, passa a ser conduta vedada, pela lei eleitoral.

Para Pozzobom, a inauguração da instituição hospitalar demorou para ocorrer.

Em junho, o Estado e o Instituto de Cardiologia assinaram um convênio para o início das atividades do Hospital Regional de Santa Maria. Entretanto, até finalizar as tratativas, foram quase cinco meses de espera. O ambulatório a ser inaugurado na sexta é o primeiro, de um total de três, que devem funcionar na casa de saúde.

No local, serão oferecidos serviços de atendimento a pacientes crônicos e que tenham sido encaminhados, a partir das unidades de saúde, pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que cobre 32 municípios com uma população total de 500 mil pessoas.

As internações, segundo a assessoria de comunicação da SES, devem ser possíveis a partir de julho de 2019. Ao todo, o Hospital Regional vai contar com 253 leitos, com atendimento 100% SUS.