Sem aviso, içamento da ponte do Guaíba pega motoristas de surpresa no primeiro dia sem Concepa

Site do Dnit passou a disponibilizar uma aba em que o usuário pode, a partir de agora, consultar os horários em que o vão móvel é elevado

Após o fim do contrato com a Triunfo Concepa e sem um canal que informe, no Twitter, sobre os horários de içamento da ponte móvel do Guaíba, motoristas que percorrem a BR-290 foram surpreendidos pela operação, que bloqueou os dois sentidos da rodovia, na manhã de hoje e, mais uma vez, no início da tarde. Também sem aviso prévio, o site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) passou a disponibilizar um link em que o usuário pode, a partir de agora, consultar os horários em que o vão móvel é elevado.

Hoje, a empresa HHTEC, que venceu a licitação específica para fazer os içamentos, pediu para os primeiros trabalhadores desligados pela Concepa assumirem a operação. Com a medida, a nova prestadora acelerou a recontratação dos sete profissionais, garantindo a manutenção do serviço.

Pela manhã, a empresa de São Paulo disse à reportagem do Correio do Povo não ter autorização para falar sobre o serviço prestado. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentou articular um serviço de alerta junto à HHTEC, embora o Dnit já tenha dito que vai manter a divulgação dos içamentos no site da autarquia.

O contrato com a HHTEC vai custar de R$ 1 milhão ao mês e abrange, além da operação do vão móvel, a segurança e a iluminação das três praças de pedágio (duas na FreeWay e uma em Guaíba).