Com fim da concessão da BR 290, PRF acumula funções sem previsão de reforço do efetivo

Ocorrências que eram atendidas pela Triunfo Concepa passaram a ser realizadas pelos agentes da corporação

O fim do contrato de administração da Triunfo Concepa na BR 290 representa aumento de serviços para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), porém, sem a previsão de reforço no efetivo. Segundo o coordenador da comunicação social da PRF, Alessandro Castro, as equipes da concessionária eram responsáveis por alguns serviços, que agora ficarão sob a responsabilidade da instituição, o que pode afetar o atendimento. Além da FreeWay, entre Porto Alegre e Osório, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a PRF assumem o trecho da BR-116, em Guaíba, que também era concedido à Concepa.

“Essa é a nossa preocupação. Com mais acionamentos, teremos que dividir a estrutura de atendimento de assuntos criminais, com atendimentos a demandas mecânicas, que antes a própria Concepa resolvia sem envolvimento da PRF”, explica Castro.

Em casos de acidente na rodovia, por exemplo, o atendimento médico, a remoção do veículo e a sinalização do local eram todos feitos pela Concepa, sendo que a PRF fazia apenas o registro da ocorrência. A partir de agora, os agentes rodoviários federais terão que realizar o atendimento do acidente, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dependendo do caso, além de fazer a sinalização. “O efetivo será mantido. No verão, será estudado um reforço, em função do aumento no movimento da rodovia”, explicou Castro.

Ele destacou ainda que nos casos de problemas mecânicos, os motoristas podem acionar o telefone 191, para que os agentes auxiliem com informações, como telefone de serviços de guincho ou de mecânicos que atuem na região, por exemplo. Mas o custo passa a ser particular, sendo arcado pelo condutor. No caso de acidentes apenas com danos materiais, em que não haja feridos e o carro tenha condições de seguir viagem, o registro da ocorrência pode ser feito posteriormente, pelo site da PRF. No caso de um acidente com feridos, a PRF providencia o serviço médico.

65 mil atendimentos em um ano

Alguns dados dão a dimensão do aumento do serviço agora a cargo da PRF. A Triunfo Concepa atendeu, entre 1º de julho de 2017 e 30 de junho de 2018, mais de 65 mil ocorrências no trecho concedido. Dessas, 37 mil foram atendimentos mecânicos, 3,1 mil foram atendimentos médicos, e 1,590, acidentes.

Diariamente eram atendidos em média 102 veículos com problemas mecânicos e, em média, atendimentos médicos a 9 usuários. A média de ocorrências por dia no trecho concedido era de 179. Em 90% dos atendimentos médicos feitos em acidentes no período, as equipes chegaram em até 12 minutos. Em 70%, em até 11.