Prefeitura da Capital define cronograma para Plano de Mobilidade Urbana

Meta é concluir o texto até o fim do ano para que seja entregue aos vereadores

A Prefeitura de Porto Alegre detalha, na tarde desta quarta, as etapas do processo de elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana (PMU) para a cidade. Dentro do cronograma, o Município vai estimular a participação de segmentos da sociedade a fim de que seja construído um documento articulado.

A meta é concluir o PMU até o fim do ano para que seja entregue aos vereadores. Segundo o calendário previsto no Plano Nacional de Mobilidade, o prazo para as prefeituras com mais de 20 mil habitantes apresentarem o PMU vai até abril de 2019 – data já adiada uma vez. Municípios que não tenham o documento pronto ficarão impedidos de acessar recursos federais destinados à mobilidade.

De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luis Ribeiro, o plano, já em construção, leva em consideração os estudos e projetos anteriores já existentes sobre a mobilidade na cidade. Ele lembrou que o estágio do texto é avançado em pontos como o do plano do transporte público e o cicloviário.

O PMU leva em conta uma pirâmide de atores na mobilidade urbana, sendo que a maior relevância é dada aos pedestres, seguido pelos ciclistas, transporte público, transporte de carga e, por último, o transporte individual. Ele deve conter, ainda, estratégias que levem em consideração os três estágios de prazos: o curto (até 5 anos); médio (entre 5 e 10 anos) e longo (mais do que 10 anos).

Apoio técnico

A elaboração do PMU de Porto Alegre vai contar com o apoio técnico da World Resources Institute (WRI), uma organização mundial sem fins lucrativos voltada, no Brasil, à busca de soluções de problemas como a mobilidade urbana. Com um escritório na Capital há 12 anos, a WRI firmou acordo de cooperação com a Prefeitura em dezembro do ano passado, mas já participou de projetos anteriores.

*Com informações da repórter Mauren Xavier