Inglaterra elimina a Colômbia nos pênaltis e segue para as quartas

Após empate em 1 a 1, seleção europeia marcou 4 a 3 nas cobranças de tiro livre

Foto: Divulgação/Fifa

Foi no sufoco e depois de um grande susto, mas a Inglaterra avançou para as quartas de final da Copa do Mundo. Na Arena Otkrytie, em Moscou, a vaga final veio somente nos pênaltis, em um 4 a 3 sobre a Colômbia. Nos 90 minutos, o duelo ficou no 1 a 1. Os ingleses marcaram com o artilheiro da competição, o atacante Harry Kane, de pênalti, e os colombianos empataram com o zagueiro Mina no fim do jogo. No sábado, o English Team vai encarar a Suécia por vaga na semifinal.

A seleção colombiana foi a campo sem o principal jogador, o meia-atacante James Rodríguez, que não se recuperou de uma lesão. A ausência dele parece ter atrapalhado um pouco a equipe, que se viu um tanto perdida, sem alguém para criar as jogadas de ataque.

Assim, a Inglaterra se mostrou melhor, tendo a iniciativa das ações. Aos 15 minutos, Harry Kane quase abriu o placar em uma cabeçada, que raspou o travessão. Depois, os ingleses ficaram arriscando chutes de fora da área, mas sem conseguir acertar a meta de Ospina. A única chegada dos sul-americanos ocorreu já aos 45 minutos, em chute de Quinteros que parou nas mãos de Pickford.

O segundo tempo começou truncado, mas com os ingleses com mais posse de bola. E aos 8 minutos o árbitro norte-americano Mark Geiger marcou pênalti de Carlos Sánchez em Harry Kane. O próprio atacante efetuou a cobrança fazendo 1 a 0 e deslocando Ospina. Kane segue na artilharia do Mundial, agora com seis gols.

Após o gol, o nervosismo tomou conta dos jogadores da Colômbia, que passaram a reclamar ostensivamente da arbitragem. Mas aos poucos, o time colombiano foi se acalmando e tentando entrar na área inglesa. Já o English Team tentou engatar os contra-ataques. Até que já aos 47 minutos, Mina igualou, de cabeça, depois de escanteio – foi o terceiro gol dele na Copa -, levando a partida para a prorrogação.

O tempo extra manteve a igualdade, com a vaga sendo decidida nos pênaltis, com a Inglaterra vencendo por 4 a 3. Falcao García, Cuadrado, Muriel acertaram as cobranças colombianas e Uribe e Bacca erraram. Pelo lado inglês, marcaram Harry Kane, Rashford, Trippier e Dier. Henderson errou. O Englsih Team iguala, assim, as campanhas de 2002 e 2006, quando avançou até as quartas de final.

Copa do Mundo – Oitavas de final

Colômbia – 1 (3)

Ospina; Arias (C. Zapata), Mina, Davinson Sánchez e Mojica; Carlos Sánchez (Uribe), Barrios, Lerma (Bacca) e Juan Cuadrado; Quintero (Muriel) e Falcao García. Técnico: José Pekerman.

Inglaterra 1 (4)

Pickford; Walker (Rashford), Stones e Maguire; Trippier, Henderson, Dele Alli (Dier), Lingard e Young (Danny

Rose); Sterling (Vardy) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Árbitro: Mark Geiger (EUA).

Local: Arena Otkrytie, em Moscou.