Por assédio, Rússia abre inquérito contra brasileiros que constrangeram mulher

Caso seja considerado culpado, grupo pode sofrer multas ou proibição de voltar ao território russo

O Ministério do Interior da Rússia abriu um inquérito formal contra os brasileiros que, nos primeiros dias da Copa do Mundo, constrangeram uma mulher em Moscou, em um vídeo publicado na internet, que viralizou. A decisão do governo ocorre após a denúncia apresentada pela advogada e ativista russa Alyona Popova. Em uma carta endereçada a ela, a polícia de Moscou confirmou que iniciou investigações.

O documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, é desta segunda-feira. As autoridades tinham um mês para dar uma resposta à ativista, mas anteciparam o processo.

Na carta enviada ao governo, a ativista exigia um pedido de desculpas público, “para a menina e todos cidadãos russos diante do sexismo, da falta de respeito às leis da Federação Russa, o desrespeito por um cidadão russo, insultos, humilhação da honra e dignidade de um grupo de pessoas com base em seu gênero.”

Caso sejam considerados como culpados, os brasileiros podem sofrer sanções que vão desde multas até a proibição de voltarem a entrar em território russo. Na comunicação ao governo datada de 20 de junho, Popova cita artigos das leis russas apontando para punições quanto à humilhação ou insulto. Nesse caso, multa pode chegar a 3 mil rublos (R$ 175). Mas também existe a possibilidade de os brasileiros serem denunciados por violência da ordem pública e abusos sexuais, conforme o Estadão.