Incêndio de grandes proporções destrói prédio do Exército em São Leopoldo

Não há registro de feridos, mas documentação histórica se perdeu

Prédio teve o telhado totalmente destruído pelas chamas. Foto: Divulgação/BM

Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio do 19º Batalhão de Infantaria de São Leopoldo, no Vale do Sinos. De acordo com informações preliminares, o fogo começou por volta das 11h30min, na sala do comando da unidade. As causas das chamas ainda não se esclareceram, mas a suspeita inicial é de curto circuito.

Diversos carros do corpo de bombeiros foram enviados ao local, o que deixou o trânsito bastante complicado na região central da cidade. Ainda não se sabe se o prédio histórico, que teve o telhado destruído, vai ou não ser interditado. Não há registro de feridos.

Conforme o tenente-coronel Marcos Falcão, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, o prédio atingido mede cerca de 1,5 mil metros quadrados e atende à administração do batalhão. Ele está em uma área isolada, o que facilitou o trabalho dos bombeiros, evitando prejuízo a outras edificações. O prédio não é tombado, mas data de 1922.

O fato de não havia expediente no horário do incêndio pode ter dificultado uma ação mais rápida de extinção do fogo. O prédio tinha a documentação referente ao Plano de Incêndio ainda incompleta, com o processo em andamento.

Através de nota, o 19º Batalhão de Infantaria endossou a fala do tenente reforçando que, como não havia expediente devido ao jogo do Brasil, o pessoal de serviço só percebeu as chamas após a partida e só teve tempo de retirar o armamento e a munição da Guarda e chamar socorro.

Na mesma nota, o Exército lamenta a perda do prédio histórico: “além das perdas materiais de grande vulto, fica uma perda histórica e administrativa inestimável em documentação, fotografias, obras de arte e tantos outros objetos que contavam a história do Batalhão da Serra.”