Acusado de matar professora de catequese entra na lista da Interpol

Crime ocorreu em Estância Velha, em agosto do ano passado

Foragido desde setembro, o empreiteiro Luis Cesar Velho, de 55 anos, acusado de matar a esposa, a catequista Elaine Maria Tretto, de 51, entrou na lista de procurados da Interpol. Nome, foto e dados dele aparecem na lista vermelha do órgão policial internacional desde a sexta-feira passada. Em fevereiro, ele já havia sido denunciado pelo Ministério Público pelo crime, ocorrido na noite de 31 de agosto do ano passado em Estância Velha, no Vale do Sinos.

Conforme a denúncia oferecida à Justiça, apresentada pelo promotor Bruno Amorim Carpes, o assassinato teve motivo torpe, com emprego de meio cruel, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e porque a vítima era mulher. O MP também denunciou o homem por constrangimento ilegal a quatro alunos da professora e por possuir e manter arma de fogo e munição sem permissão.

Hoje, o titular da DP de Estância Velha, delegado Luiz Fernando Nunes da Silva, lembrou que o pedido havia sido solicitado pela delegacia. “Como a gente não conseguiu localizar ele, não queremos cair na omissão. Estamos tentando todo esse tempo, todas as alternativas… Ele tem pouco dinheiro e deve estar sozinho em algum lugar”, explicou.

Por volta das 19h de 31 de agosto, no interior da Paróquia Nova Estância, em Estância Velha, o acusado ingressou no local com a cópia da chave. Armado, ele surpreendeu a vítima durante a aula de catequese, amarrando e amordaçando os alunos de Elaine.

Em seguida, vendou os olhos da vítima, amordaçou e atou os punhos da professora com anilhas plásticas. Depois, arrastou a mulher até o banheiro e a espancou com golpes no rosto, tórax e membros. A vítima morreu asfixiada com um laço de corda ao redor do pescoço.

Segundo as investigações, a vítima pedia o divórcio e, como o denunciado não queria partilhar o patrimônio comum do casal, cometeu o assassinato.