Porto-alegrense aproveita domingo de sol para conhecer a nova orla do Guaíba

Devido à movimentação, trânsito se manteve intenso nas ruas do entorno, inclusive com congestionamento de cerca de 1h

Bares 2 e 3 devem entrar em operação em Novembro. Foto: Alina Souza/CP

O primeiro domingo de julho com sol e temperatura de 25 graus levou muita gente para os parques de Porto Alegre. Um dos locais mais visitados foi a orla do Guaíba, reaberta ao público na manhã de sexta. Os frequentadores chegaram cedo à área de lazer para curtir o projeto de 1,3 quilômetro que fica entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

Com o fechamento da avenida Beira-Rio, no sentido Centro-zona Sul, o público – de bicicleta, patins ou a pé – pôde curtir a obra que se tornou nova opção de lazer, após ser inaugurada. Muita gente aproveitou para tirar fotos do renovado ponto turístico da Capital.

O local também foi utilizado por quem simplesmente queria voltar a contemplar o Guaíba. O público ao longo do trecho 1 do parque Moacyr Scliar aproveitou o fechamento da avenida Beira Rio para tomar o tradicional chimarrão ou para comer bergamota. Muita gente aproveitou o domingo ensolarado e contemplou o pôr do sol do Guaíba no local, o que não podia ser feito há quase três anos.

Como a orla do Guaíba virou uma atração turística, o trânsito na região ficou completamente congestionado durante todo o domingo. Nas avenidas João Goulart, Loureiro da Silva e Augusto de Carvalho e nas ruas Duque de Caxias, Fernando Machado, Riachuelo e dos Andradas, os motoristas precisaram ter paciência. No sentido zona Sul/Centro, na avenida Beira Rio, o tráfego de veículos também ficou prejudicado, com os motoristas levando mais de 60 minutos para chegar até o trecho 1 da nova orla.

As amigas Renata Ferraz e Jussara Teixeira, moradoras do bairro Menino Deus, decidiram conhecer o local de bicicleta. Elas chegaram à orla e disseram ter ficado impressionadas com a obra.

Já Renan Vilaça, que chegou acompanhado da esposa e das duas filhas, trouxe cadeiras de praia para curtir o domingo na avenida Beira-Rio.

A Orla Moacyr Scliar ganhou ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Orçada em R$ 71 milhões, a obra foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).