Cavani marca dois e Uruguai tira Portugal da Copa

Bem marcado, Cristiano Ronaldo teve poucas oportunidades durante o jogo

O Uruguai venceu Portugal, por 2 a 1, na tarde deste sábado, em Sochi, na Rússia, e garantiu vaga paras as quartas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. Cavani foi o grande destaque do jogo ao marcar um gol em cada tempo e confirmar a passagem dos sul-americanos para a próxima fase. Nem mesmo Cristiano Ronaldo, bem marcado durante todo o jogo, conseguiu salvar Portugal, que dá adeus ao Mundial.

O Uruguai enfrenta a França na próxima sexta-feira, às 11h, em Nizhny Novgorod. O vencedor do confronto cruza com a seleção que passar dos confrontos entre Brasil e México, na segunda-feira, às 11h, em Samara, e Bélgica e Japão, marcado para o mesmo dia, mas às 15h, em Rostov.

Cavani abre o placar

Portugal começou melhor que o Uruguai. Logo aos dois minutos, João Mário cruzou e Bernardo Silva cabeceou sobre o gol. Três depois, Cristiano Rolando chutou próximo a grande área e Muslera defendeu. Porém, na primeira jogada de Cavani e Suarez o Uruguai abriu o placar.

Aos sete, Cavani inverteu da lateral direita, próximo ao meio de campo, para Suarez próximo a grande área, pela esquerda. O atacante bateu cruzado e forte. A bola já havia passado da meta portuguesa, mas Cavani saltou e cabeceou com força para abrir o placar.

Portugal tentou a reação e teve boa chance com José Fonte que cabeceou próximo à meta de Muslera, aos 10. Após esse lance, os portugueses apertaram a marcação na saída de bola e passaram a ter maior posse de bola. Mas foi o Uruguai que quase ampliou.

Aos 22, Suárez cobrou falta a meia altura no canto esquerdo da meta portuguesa. Rui Patricio saltou com precisão e defendeu. Na sequência, os dois times passaram a procurar o gol, mas as defesas levaram vantagens sobre os marcadores. Aos 46, Cavani recebeu na área, girou e bateu, mas a bola foi para fora.

Pepe empata, mas Cavani garante a vaga

Atrás no placar, Portugal foi para cima do Uruguai. Aos seis Raphael Guerreiro arriscou de fora da área sobre a meta de Muslera. Três depois, Guerreiro cruzou, Pepe subiu mais alto que os marcadores e cabeceou sem chance para o goleiro uruguaio. Uruguai 1 a 1 Portugal.

Aos 16, Nández pegou um rebote e passou para Cavani, em cima da linha da grande área, sozinho na esquerda. O atacante chutou no canto esquerdo de Rui Patrício e recolocou os uruguaios na frente do placar.

Necessitando do empate, Portugal partiu para cima e, aos 24, Muslera não segurou a bola, que sobrou para Bernardo Silva chutar forte, mas por cima da meta, sem goleiro. Um minuto depois, Cavani deixou o gramado mancando.

Aos 31, Guerreiro aproveitou rebote e chutou sobre a meta de Muslera. Os portugueses insistiram até o final, mas não conseguiram superar a forte defesa uruguaia. Aos 49 min, Quaresma conseguiu chutar de dentro da área e Muslera defendeu.

Copa do Mundo – oitavas de final

Uruguai 2

Muslera; Caceres, Gimenez, Godin e Laxalt; Nandez (Carlos Sánchez), Torreira, Vecino e Bentancur (Cristian Rodríguez); Suarez e Cavani (Stuani).

Técnico: Oscar Tabarez

Portugal 1

Rui Patrício; Ricardo, Pepe, Fonte e Raphael; Bernardo, William, Adrien (Quaresma) e João Mário (Manuel Fernandes); Guedes (André Silva) e Cristiano Ronaldo.

Técnico: Fernando Santos

Gols: Cavani (7 min e 16 min do 2ºT/URU) e Pepe (9 min/2ºT)

Cartões amarelos: Cristiano Ronaldo (POR)

Cartões vermelhos:

Local: Sochi, na Rússia.