Saiba o que muda no RS no dia de Brasil x México pelas oitavas de final da Copa

Os bancos irão atender das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h

Foto: Divulgação/Palácio Piratini

O jogo do Brasil contra o México, que acontece na segunda-feira, 2, às 11h, altera o horário de alguns serviços oferecidos à população. A partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Em nível estadual, o funcionamento dos serviços considerados essenciais serão preservados de forma integral. Na segurança pública, a alteração de expediente vale só para as atividades administrativas do órgão central. A Justiça Federal vai ter expediente das 15h às 19h e a Estadual das 14h às 19h, estendendo o início em meia hora em caso de prorrogação.

Em relação aos bancos, o funcionamento será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Os ônibus de Porto Alegre adotam a tabela de verão.

As escolas estaduais estão autorizadas a liberar os alunos, com recuperação das aulas em data posterior. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) comunicou que as instituições têm liberdade para se organizar, podendo continuar com as aulas normais ou liberar os alunos para assistir os jogos na escola, ou em casa. A decisão da escola deve levar em conta o cumprimento dos dias letivos e das horas letivas anuais.

Na saúde, as decisões cabem aos municípios. Entretanto, as emergências seguem funcionando normalmente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Centro de Informações Toxicológicas. Já a Farmácia de Medicamentos Especiais, em Porto Alegre, e o Hemocentro/RS seguem os horários definidos pelo decreto.