Meio milhão de eleitores já votaram na Consulta Popular

Processo segue até às 23h59min desta sexta-feira. Votos offline ainda não foram contabilizados pelo governo

A Consulta Popular 2018, organizada pelo governo estadual, termina às 23h59min desta sexta-feira. Até as 17h, 535 mil eleitores haviam votado através do site ou do aplicativo para celulares Facilita RS. Nessa contabilidade, não aparecem os votos offline, ou seja, os presenciais e os torpedos SMS.

Apesar da participação relativamente baixa – o Rio Grande do Sul registra 8,35 milhões de eleitores, conforme dados de antes do fechamento do cadastro de 2018 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) -, o governo espera ultrapassar o número de votos da eleição passada, que foram 705 mil. Os dados finais serão divulgados até a próxima terça.

O campeão de votos até o momento foi Uruguaiana, com 9.173, seguido por Cachoeira do Sul (8.987), São Leopoldo (7.790), Ijuí (7.241) e Frederico Westphalen (6.475). Curiosamente, em relação à proporção de habitantes e eleitores, Vista Alegre, no Noroeste do Estado, onde há 2.429 eleitores registrados até o começo do ano, 1.987 haviam votado até o fim da tarde de hoje.

Cada um dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) homologou até dez projetos mais relevantes para os municípios da região, divididos em áreas como Segurança, Saúde, Educação e Agricultura.

Conforme a Pasta do Planejamento, o governo vai investir R$ 80 milhões nos projetos selecionados – montante 33% maior que o da consulta do ano passado, que liberou R$ 60 milhões.

Entenda

Além do site da Consulta da Popular, ainda é possível votar acessando o aplicativo para celular Facilita RS. Outra opção é a escolha via SMS (número 27902, com a mensagem RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa). Já o prazo para o voto presencial terminou.

Após escolhidos, os projetos serão incluídos no Orçamento Estadual para 2019. O governo garante que pagou todos os executados nos anos de 2016 e 2017.